A data foi uma homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrida em 24 de março de 1882, por Dr. Robert Koch. Este foi um grande passo na luta pelo controle e eliminação da doença que, na época, vitimou grande parcela da população mundial e hoje persiste com 1/3 da população mundial infectada: 8 milhões de doentes e 3 milhões de mortes anuais.
A UBSF 17 realizou um dia de mobilização na Fundação Municipal de Saúde para marcar esse dia. Os profissionais desta equipe: Enfermeira,ACS, Aux. de Enfermagem e Odontóloga se revezaram para esclarecer e orientar o público sobre os riscos, sintomas e tratamento da doença.Realizaram palestra e distribuição de folhetos educativos na sala de espera, bem como busca ativa de pacientes sintomáticos para a realização de exames.
Tuberculose o que é mesmo?
A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por um micróbio chamado de Bacilo de Koch, que afeta pricipalmente os pulmões.
E quais os sintomas?
- Tosse com ou sem catarro por mais de 3 semanas, acompanhada ou não de febre;
- Falta de apetite;´
- perda de peso;
- emagrecimento;
- cansaço e dores no peito;
- suores noturnos;
- febre baixa, geralmente a tarde;
Como se transmite?
A transmissão acontece de pessoa para pessoa, pela respiração. Basta alguém doente tossir, falar ou espirrar. Quando isso acontece, os bacilos são lançados no ar. Quem respira esse ar contaminado corre sério risco de adoecer, também.
Como é o tratamento?
Em geral, o tratamento dura apenas 6 meses, mas não pode ser interrompido. É gratuito, oferecido pela rede pública de saúde.
Como prevenir?
Para prevenir a doença é necessário imunizar as crianças entre 0 a 4 anos e obrigatoriamente as menores de 1 ano, com a vacina BCG. A vacina diminui o aparecimento de formas graves da doença.
A TUBERCULOSE TEM CURA!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário