FISIOTERAPIA APLICADA A PREVENÇÃO DE QUEDAS
A probabilidade de uma queda aumenta com o avançar da idade. Aproximadamente 30% das pessoas de 60 anos ou mais, caem pelo menos uma vez por ano e correspondem a quase metade das hospitalizações devido a traumas.
A queda em um idoso provoca fraturas, medo de voltar a cair e consequente abandono das atividades de vida diária, imobilização e modificação dos hábitos de vida. É possível diminuir a ocorrência de quedas com cuidados simples, como a revisão dos medicamentos pelo médico e modificações nos domicílios – retirada de tapetes, degraus e colocação de barras de seguramça nos banheiros. Outra forma de minimizar as perdas decorrentes do envelhecimento, como as quedas, é a prática de atividades físicas.
O Coordenador de Fisioterapia da Chrisfapi, Dr. Telmo Macêdo, está desenvolvendo um projeto de extensão com os alunos do curso de fisioterapia sobre "Fisioterapia Aplicada à Prevenção de Quedas". O objetivo é promover a autonomia e a independência do idoso, minimizando os riscos da queda e suas consequências, diminuindo o medo de cair e incentivando as atividades da vida diária. Este projeto está sendo realizado no centro e fonte dos matos, com o apoio da UBSF 17, onde os ACS levam os alunos e coordenador nos domicílios destes idosos.
A Equipe da UBSF 17 parabeniza o Dr. Telmo e alunos por este excelente trabalho que vem realizando e está sempre a disposição para outros que posam vir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário