quarta-feira, 30 de março de 2011
quarta-feira, 23 de março de 2011
A data foi uma homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrida em 24 de março de 1882, por Dr. Robert Koch. Este foi um grande passo na luta pelo controle e eliminação da doença que, na época, vitimou grande parcela da população mundial e hoje persiste com 1/3 da população mundial infectada: 8 milhões de doentes e 3 milhões de mortes anuais.
A UBSF 17 realizou um dia de mobilização na Fundação Municipal de Saúde para marcar esse dia. Os profissionais desta equipe: Enfermeira,ACS, Aux. de Enfermagem e Odontóloga se revezaram para esclarecer e orientar o público sobre os riscos, sintomas e tratamento da doença.Realizaram palestra e distribuição de folhetos educativos na sala de espera, bem como busca ativa de pacientes sintomáticos para a realização de exames.
Tuberculose o que é mesmo?
A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por um micróbio chamado de Bacilo de Koch, que afeta pricipalmente os pulmões.
E quais os sintomas?
- Tosse com ou sem catarro por mais de 3 semanas, acompanhada ou não de febre;
- Falta de apetite;´
- perda de peso;
- emagrecimento;
- cansaço e dores no peito;
- suores noturnos;
- febre baixa, geralmente a tarde;
Como se transmite?
A transmissão acontece de pessoa para pessoa, pela respiração. Basta alguém doente tossir, falar ou espirrar. Quando isso acontece, os bacilos são lançados no ar. Quem respira esse ar contaminado corre sério risco de adoecer, também.
Como é o tratamento?
Em geral, o tratamento dura apenas 6 meses, mas não pode ser interrompido. É gratuito, oferecido pela rede pública de saúde.
Como prevenir?
Para prevenir a doença é necessário imunizar as crianças entre 0 a 4 anos e obrigatoriamente as menores de 1 ano, com a vacina BCG. A vacina diminui o aparecimento de formas graves da doença.
A TUBERCULOSE TEM CURA!!!
terça-feira, 15 de março de 2011
O Dia Internacional da Mulher passou, mais a UBSF 17 não poderia esquecer delas, afinal todo dia é Dia da Mulher.
Entre os exames mais pedidos estão: exame ginecológico geral, o Papanicolau
(prevenção do câncer de colo de útero), o exame de Captura híbrida (que detecta o vírus HPV)
e a mamografia.
Hábitos Saudáveis: A consulta ao médico está em dia, mas outros cuidados são essências para viver com tranqüilidade. Praticar algum exercício físico pelo menos 30 minutos ao dia ajuda a diminuir o estresse e a depressão. Lembre-se que antes de praticar esportes você deve fazer uma avaliação médica. Os esportes mais procurados são: malhação, yoga, natação, hidroginástica e caminhada.
Alimentação: Mulheres têm a vida bastante atribulada, entre os afazeres do trabalho e a vida doméstica, muitas se esquecem das necessidades do próprio corpo. Se alimentar bem é o primeiro passo para se livrar de uma série de problemas, que geralmente são mais comuns entre o sexo feminino, como a prisão de ventre. Recomenda-se uma alimentação balanceada e rica em fibras.
Frutas, verduras e legumes são sempre benvindos.
se sentir menos femininas, o corpo pára de produzir estrogênio e com freqüência há desconforto,
perda da libido e as famosas ondas de calor. Uma saída para muitas é a reposição hormonal.
E a reposição hormonal não é indicada apenas para reduzir os efeitos do climatério (fase em que a mulher está entrando na menopausa), mas também para reduzir o efeito de doenças cardiovasculares e da osteoporose. Um estudo do Hospital das Clínicas da Faculdade
de Medicina da Universidade de São Paulo afirma que 53% das mulheres com mais de 50 anos morrem devido a uma doença cardiovascular. O ideal é que você converse com o seu ginecologista
sobre as possibilidades de tratamento.