Esse Blogger foi feito para mostrar as atividades realizadas pela Equipe de Saúde da Família UBSF 17, que é responsável pela comunidade dos Bairros Fonte dos Matos e Centro. A UBSF está situada a Rua José Angelo Ferreira e é composta por: Dra. Carla Delany(Enfermeira), Dr. Erick(Médico), Eunice e Carla Danielle(Auxiliares de Enfermagem),Dra. Regina(Odontóloga), Noélia(Auxiliar Odontológica),Clara(Aux. de serviços gerais), e pelos Agentes Comunitários de Saúde: Edival, Amélia,Jacinta,Luciene, Fátima, Lucivalda e Elizabete. A Equipe atende no total de 912 familias cadastradas, realizando visitas domiciliares, consultas ambulatoriais, palestras educativas,acompanhamento de Hipertensos, diabéticos, gestantes e crianças,vacinação, atividades educativas e recreativas para a população como: dia do idoso, dia mundial da hipertensão arterial, dia do diabético, dia nacional da saúde, dia da criança... dentre outras.



TODA SEMANA DICAS DE SAÚDE PARA VOCÊ!


sexta-feira, 21 de maio de 2010

DICA DE SAÚDE

Alimentação ideal

Nos dias atuais uma quantidade crescente de pessoas vêm se preocupando cada vez mais com a sua alimentação. Pessoas que antes eram completamente sedentárias e desregradas, agora, acordam cedo para fazer exercícios e querem a todo custo ter uma alimentação mais saudável.



Afinal, o que é uma dieta saudável?
Uma alimentação saudável é aquela que fornece todos os nutrientes necessários para um bom funcionamento do organismo durante todo o dia.
Quantidades de macro e micronutrientes são variáveis, dependendo das características físicas de cada pessoa, do trabalho e atividades realizadas por ela e, entre outras coisas, da sua condição de vida.
Um bom cardápio divide-se no mínimo em 3 refeições diárias, cada uma delas contendo alimentos variados de cada grupo.
São eles:
- grupo de pães e cereais
- grupo de vegetais e frutas
- grupo de leite e carnes e
- grupo de gorduras e doces

É essencial que as preferências de quem vai seguir o cardápio, sejam respeitadas, visto que é muito difícil introduzir alimentos ‘estranhos’ (alimentos que estejam fora dos hábitos da pessoa que vai seguir o cardápio) em um curto espaço de tempo.
Suas condições socio-econômicas também devem ser avaliadas, para que a realização do cardápio seja propícia.
Um erro que muitas pessoas cometem é confundir uma alimentação ideal, com uma dieta de emagrecimento.
A alimentação que uma pessoa em processo de emagrecimento ingere, não é muitas vezes uma dieta balanceada, já que os objetivos do processo são criar novos hábitos alimentares e introduzir a reeducação alimentar, para que futuramente essa pessoa possa se alimentar adequadamente, sem cometer exageros.
Conhecer o seu corpo e as suas necessidades são pré-requesitos para alimentar-se corretamente. Engana-se quem pensa que eliminar algum alimento (salvo com acompanhamento nutricional em casos de moléstias) seja o ideal.
Todos os nutrientes têm papel fundamental no bom funcionamento do nosso organismo, e a falta de um deles pode acarretar na má absorção de vários outros e consequentemente causar a aparição de várias doenças carênciais.
Diminuir a ingestão de gorduras e calorias vazias. Comer hortaliças e frutas todos os dias, sejam cruas ou como sucos. Cozer os alimentos pelo período exato, eliminando microorganismos, mas mantendo-se as fibras e vitaminas, não agredir seu organismo comendo depressa, sem mastigar, são dicas de alimentação ideal e fontes de saúde e bem estar

Nenhum comentário: