Esse Blogger foi feito para mostrar as atividades realizadas pela Equipe de Saúde da Família UBSF 17, que é responsável pela comunidade dos Bairros Fonte dos Matos e Centro. A UBSF está situada a Rua José Angelo Ferreira e é composta por: Dra. Carla Delany(Enfermeira), Dr. Erick(Médico), Eunice e Carla Danielle(Auxiliares de Enfermagem),Dra. Regina(Odontóloga), Noélia(Auxiliar Odontológica),Clara(Aux. de serviços gerais), e pelos Agentes Comunitários de Saúde: Edival, Amélia,Jacinta,Luciene, Fátima, Lucivalda e Elizabete. A Equipe atende no total de 912 familias cadastradas, realizando visitas domiciliares, consultas ambulatoriais, palestras educativas,acompanhamento de Hipertensos, diabéticos, gestantes e crianças,vacinação, atividades educativas e recreativas para a população como: dia do idoso, dia mundial da hipertensão arterial, dia do diabético, dia nacional da saúde, dia da criança... dentre outras.



TODA SEMANA DICAS DE SAÚDE PARA VOCÊ!


quarta-feira, 14 de novembro de 2007

A Sociedade Brasileira de Diabetes está mais mais uma vez mobilizada para chamar a atenção para o Dia Mundial do Diabetes, em 14 de novembro. Neste ano, o tema escolhido pela International Diabetes Federation e adotado por todas as entidades filiadas é: "Diabetes em Crianças e Adolescentes".
O Diabetes Melitus é um distúrbio causado pela falta absoluta ou relativa de insulina no organismo. Quando a insulina produzida pelo pâncreas se torna insuficiente, a glicose é impedida de ser absorvida pelas células, o que provoca a elevação dos níveis sanguíneos de glicose, cuja taxa normal, em jejum, é de 70 a 100 mg por 100 ml de sangue.
O Diabetes é um dos mais graves problemas de saúde pública pois ao se reconhecer que a principal causa de mortalidade no mundo que são as doenças cardiovasculares o Diabetes contribui com 40% , pode-se considerar que como doença crônica isoladamente, é a maior causa de morbi-mortalidade em todo o mundo (IDF - 2003). No Brasil acomete aproximadamente 10% da população entre 30 e 69 anos, atingindo entre 9 a 10 milhões de pessoas, sendo infelizmente em torno de 5 a 6 milhões apenas que conhecem sua situação, portanto praticamente a metade está sem diagnóstico.

PRINCIPAIS SUSPEITAS A doença só se manifesta pelo aparecimento
de vários destes sinais e sintomas, ao mesmo tempo




Urinar muitas vezes, durante o dia e a noite e em grande quantidade.







Sede exagerada






Obesidade











Perda de peso











Ter muita fome






Desânimo e fadiga fáceis (cansaço)








Piora da visão










Infecções freqüentes













Cicatrização difícil e infecções de pele





















Impotência sexual














Pressão arterial alta





Grupo de Risco:
São pessoas que poderão desenvolver Diabetes Mellitus Tipo 2 devido a fatores predisponentes que são:
familiares diabéticos
obesidade
3ª idade - 60 anos ou mais
hipertensão
mães que deram a luz a criança com 4 kg ou mais

CONSEQÜÊNCIAS DO DIABETES NÃO CONTROLADO
CEGUEIRAA cegueira por retinopatia diabética e as cataratas, figuram entre os principais riscos para o diabético.
ENFARTE DO MIOCÁRDIOA doença das coronárias é duas a três vezes mais freqüente nos diabéticos.
GANGRENANa pessoa diabética devido à arteriosclerose acelerada a circulação arterial no pé e na perna, geralmente é diminuída. Os graves problemas de gangrena e conseqüente amputação, podem ser evitados com medidas educativas simples e sistemáticas, aplicadas pelo próprio paciente.
IMPOTÊNCIA SEXUAL MASCULINA. É comum o surgimento da dificuldade de ereção nos homens com diabetes.
OUTRAS COMPLICAÇÕES
Quando não controlado, o Diabetes pode ainda trazer outras conseqüências como: Hipertensão Arterial, insuficiência renal e infecções.
"Todas estas conseqüências podem ser evitadas através de um controle eficaz".
O Diabetes quando não controlado piora o prognóstico de todas as outras doenças quando existe a concomitância e inclusive retarda a cura.


Nenhum comentário: