Esse Blogger foi feito para mostrar as atividades realizadas pela Equipe de Saúde da Família UBSF 17, que é responsável pela comunidade dos Bairros Fonte dos Matos e Centro. A UBSF está situada a Rua José Angelo Ferreira e é composta por: Dra. Carla Delany(Enfermeira), Dr. Erick(Médico), Eunice e Carla Danielle(Auxiliares de Enfermagem),Dra. Regina(Odontóloga), Noélia(Auxiliar Odontológica),Clara(Aux. de serviços gerais), e pelos Agentes Comunitários de Saúde: Edival, Amélia,Jacinta,Luciene, Fátima, Lucivalda e Elizabete. A Equipe atende no total de 912 familias cadastradas, realizando visitas domiciliares, consultas ambulatoriais, palestras educativas,acompanhamento de Hipertensos, diabéticos, gestantes e crianças,vacinação, atividades educativas e recreativas para a população como: dia do idoso, dia mundial da hipertensão arterial, dia do diabético, dia nacional da saúde, dia da criança... dentre outras.



TODA SEMANA DICAS DE SAÚDE PARA VOCÊ!


quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Diga não as hastes flexíveis
Cotonete, apesar de ser um nome próprio,
é o nome pelo qual as hastes flexíveis
com pontas de algodão, são conhecidas.
Especislistas em otorrinolaringologia garantem:
Abandonar a prática da higiene dos ouvidos
com cotonetes é muito saudável.
Isso porque estas hastes ao serem introduzidas
na entrada do ouvido empurrariam a cera
formada na região contra o tímpano,
dificultando a transmissão das vibrações sonoras.
A melhor maneira de limpar o excesso de cera
formada pelos ouvidos é enrolar um pedaço
de lenço de papel na ponta do dedo mínimo
e retirar com delicadeza o excesso de cera,
sem introduzir o dedo dentro do orifício de entrada do ouvido.

e mais...
Cotonetes machucam os ouvidos ?
Sim. Não se deve introduzir nada nos ouvidos e, quanto
menos mexermos neles, menos problemas teremos.
O cerume é uma secreção produzida pela própria
pele do conduto auditivo e tem a importante função
de proteger tanto essa delicada pele quanto a membrana do tímpano. A falta dessa proteção facilita a ocorrência de irritações que evoluem para inflamações, otites ou para coceiras, chamada de eczema. Por isso, é um grande erro querer limpar o conduto auditivo; o cerume NÃO deve ser removido.
O uso indevido do cotonete leva à remoção do cerume
ou, então, faz com que ele seja deslocado para o fundo do conduto auditivo, causando as chamadas "rolhas de cerume" que obstruem a passagem do som. Não é raro, também, observarmos acidentes com o cotonete, principalmente em crianças, com ferimentos às vezes graves para o ouvido.No máximo, sugere-se limpar a entrada do conduto externo com uma toalha durante o banho. De qualquer maneira, jamais introduzir o cotonete no ouvido e perambular pelo banheiro como muita gente faz.
Isso é causa de acidentes gravíssimos ."

Nenhum comentário: