Esse Blogger foi feito para mostrar as atividades realizadas pela Equipe de Saúde da Família UBSF 17, que é responsável pela comunidade dos Bairros Fonte dos Matos e Centro. A UBSF está situada a Rua José Angelo Ferreira e é composta por: Dra. Carla Delany(Enfermeira), Dr. Erick(Médico), Eunice e Carla Danielle(Auxiliares de Enfermagem),Dra. Regina(Odontóloga), Noélia(Auxiliar Odontológica),Clara(Aux. de serviços gerais), e pelos Agentes Comunitários de Saúde: Edival, Amélia,Jacinta,Luciene, Fátima, Lucivalda e Elizabete. A Equipe atende no total de 912 familias cadastradas, realizando visitas domiciliares, consultas ambulatoriais, palestras educativas,acompanhamento de Hipertensos, diabéticos, gestantes e crianças,vacinação, atividades educativas e recreativas para a população como: dia do idoso, dia mundial da hipertensão arterial, dia do diabético, dia nacional da saúde, dia da criança... dentre outras.



TODA SEMANA DICAS DE SAÚDE PARA VOCÊ!


quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

DICA DA SEMANA

COMO CUIDAR DA FEBRE EM CRIANÇAS

Febre é o aumento do calor (temperatura) natural do corpo. febre por si só não é motivo de grandes preocupações, podendo ser controlada e tratada por qualquer pessoa, até que a criança possa ser examinada e descoberta a causa da febre.
Em crianças pequenas, a causa da febre pode ser excesso de roupas, ambiente muito quente ou falta de líquidos.

A febre tem duas funções importantes: avisar que algo não vai bem e contribuir para a dinâmica do sistema imunológico, porque ativa os anticorpos na defesa do organismo.
Mas, esse sinal de alerta é interpretado pelos pais na maioria das vezes como inimigo e não aliado no restabelecimento da saúde. A idéia de que atacando a febre controla-se o problema, além do medo da convulsão, fazem com que os pais ajam de maneira errada com o sintoma. Contribuindo para o atraso do diagnóstico.

A febre é um sintoma que pode acompanhar tanto doenças que não são muito graves como aquelas que são. Entre as doenças virais que podem se manifestar com a febre estão: o resfriado comum, a gripe e as diarréias. São manifestações de curta duração e pequena gravidade se abordadas adequadamente. A maioria de cura espontânea. Outras, como a meningite, que são graves exigem diagnóstico e tratamento urgentes, pois ,podem deixar seqüelas.


O que fazer no caso de febre:

deixar a criança com roupas leves (não embrulhar em cobertores), ventilar o ambiente;

oferecer líquidos (não dar chás quentes).é fundamental
visto que a febre provoca a perda de liquido pela transpiração;

banhos com água na temperatura ambiente(água morna). Pois, facilitam a troca de calor contribuindo para a queda da temperatura.

Procure deixar o ambiente arejado, evitando-se, a exposição desnecessária ao frio.

Qualquer medicamento deve ser utilizado com orientação médica;

Procure fazer a criança se alimentar, mas não a force, pois pode resultar em vômitos e mal-estar;

Quando consultar o médico:
-Se a criança tem menos de seis meses e está com febre e outros sinais, como diarréia e vômitos, ou falta de apetite;
- Nos casos em que a temperatura está mais alta, entre 38,5 e 40 graus,se a febre durar mais de 24 horas., pois uma febre tão alta pode gerar uma convulsão febril.
- Procure ajuda médica se você tiver um filho com menos de um ano ou um bebê com menos de dois meses com febre de 38 graus, pois os sintomas da meningite são menos específicos entre os 6 e 12 meses de idade.
-Qualquer febre em menores de 3 meses
-Febre por mais de 3 dias em qualquer idade
-Febre em crianças portadoras de alguma doença que suprima a resposta imune
-Febre associada a alterações como:convulsão,manchas no corpo, gemidos ou dificuldade de respirar,moleza que persiste quando a febre baixa, choro contínuo ou irritabilidade intensa, palidez, episódios freqüentes de vômitos ou diarréia, dor de cabeça intensa,rigidez do pescoço,
aparência de muito ruim, extrema prostação.

Nenhum comentário: