Hoje, dia 1º de dezembro, é o Dia Mundial da Luta Contra a Aids, data criada pela ONU para que o mundo reflita sobre as questões que envolvem o viver com o HIV. Existem no Brasil 630 mil pessoas estejam infectadas e a doença ainda está longe de ter uma cura. "O Beijo" vídeo da campanha este ano intitulada "Viver com aids é possível. Com o preconceito, não" mostra de maneira singela que pessoas soropositivas podem e devem se relacionar, entre elas ou com sorodiscordantes (uma positiva e outra não).
O slogan “Viver com Aids é possível. Com o preconceito não” é uma resposta às pesquisas. Quem vive com HIV/Aids pode trabalhar, estudar, praticar esportes, namorar, fazer sexo com camisinha, como todo mundo. É preciso respeitar a rotina médica de tratamento, mas o mais difícil de viver com HIV/Aids é ter que conviver com o preconceito.Pesquisas sobre o comportamento da população brasileira alertam para o fato de que, apesar das pessoas possuírem informações sobre as formas corretas de prevenção do HIV/Aids, o preconceito e a discriminação ainda é muito forte na sociedade brasileira. Por isso, a campanha do Ministério da Saúde para o dia 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a Aids trouxe o preconceito como tema.
Em Piripiri o dia foi comemorado com uma mobilização no centro da cidade, pelas Equipes de saúde da família e o CTA, que tem como Diretora Célia Cavalcante. Participaram as UBSF 17 (Fonte dos Matos ), UBSF 18(Centro), UBSF 06(são João) , UBSF 13 (Matadouro) e UBSF 20 (Petecas). Enfermeiras e ACS, fizeram um trabalho de conscietização e educação. Com distribuição de folderes educativos e preservativos, orientações sobre a importância deste dia e sobre a AIDS. As Equipes percorreram o centro, entrando nas lojas, Bancos, mercado central e comércios.
Nos dias 23, 24, 25 e 26\11, semana que antecedeu o dia mundial de luta contra a AIDS, as Equipes da UBSF 17 e 18 - Enfermeira Carla Delany e Cleide Aires - juntamente com a Equipe do CTA (Centro de Testagem e Aconcelhamento), fizeram um trabalho educativos nas escolas, com palestra, distribuição de folderes e preservativos e o CTA realizando coleta para exame de HIV.
Confira agora todo o trabalho do dia mundial de luta contra a AIDS em Piripiri:
Enfa. Cleide Aires(UBSF 18), Enfa. Carla Delany(UBSF 17) e Diretora do CTA Célia Cavalcante, em palestra nas escolas
Participação de alunos e Agentes Comunitários de Saúde(Edival - UBSF 17)
Demonstração pelos alunos do uso correto do preservativo
Equipe do CTA na parte de aconcelhamento e realização da testagem anti-HIV
Equipes da UBSF, ACS e Equipe do CTA
Equipe UBSF 17
Equipe da UBSF 20-Enfa. Aparecida e ACS
Enfa. Cleide(UBSF 18) e Enfa. Ana Paula(UBSF13)
distribuição de panfletos educativos pelos ACS no centro da cidade distribuição de preservativos para os motoristas
orientação sobre HIV-AIDS
população recebendo preservativo
Palestra no Banco do Brasil pela Diretora do CTA, Célia Cavalcante
hora do lanche
ACS do Bairro São Jõao Daniela e Jusceli (Técnicas de enfermagem da UBSF 06)
Enfermeira Carla Delany(UBSF 17) - distribuindo preservativos
Enfermeira Cleide Aires(UBSF 18) - orientando a população sobre os risco do HIV
ACS Edival e ACS Lucivalda (UBSF 17)
Nenhum comentário:
Postar um comentário