Esse Blogger foi feito para mostrar as atividades realizadas pela Equipe de Saúde da Família UBSF 17, que é responsável pela comunidade dos Bairros Fonte dos Matos e Centro. A UBSF está situada a Rua José Angelo Ferreira e é composta por: Dra. Carla Delany(Enfermeira), Dr. Erick(Médico), Eunice e Carla Danielle(Auxiliares de Enfermagem),Dra. Regina(Odontóloga), Noélia(Auxiliar Odontológica),Clara(Aux. de serviços gerais), e pelos Agentes Comunitários de Saúde: Edival, Amélia,Jacinta,Luciene, Fátima, Lucivalda e Elizabete. A Equipe atende no total de 912 familias cadastradas, realizando visitas domiciliares, consultas ambulatoriais, palestras educativas,acompanhamento de Hipertensos, diabéticos, gestantes e crianças,vacinação, atividades educativas e recreativas para a população como: dia do idoso, dia mundial da hipertensão arterial, dia do diabético, dia nacional da saúde, dia da criança... dentre outras.



TODA SEMANA DICAS DE SAÚDE PARA VOCÊ!


sábado, 19 de dezembro de 2009

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

1º DE DEZEMBRO - DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A AIDS
Hoje, dia 1º de dezembro, é o Dia Mundial da Luta Contra a Aids, data criada pela ONU para que o mundo reflita sobre as questões que envolvem o viver com o HIV. Existem no Brasil 630 mil pessoas estejam infectadas e a doença ainda está longe de ter uma cura. "O Beijo" vídeo da campanha este ano intitulada "Viver com aids é possível. Com o preconceito, não" mostra de maneira singela que pessoas soropositivas podem e devem se relacionar, entre elas ou com sorodiscordantes (uma positiva e outra não).



O slogan “Viver com Aids é possível. Com o preconceito não” é uma resposta às pesquisas. Quem vive com HIV/Aids pode trabalhar, estudar, praticar esportes, namorar, fazer sexo com camisinha, como todo mundo. É preciso respeitar a rotina médica de tratamento, mas o mais difícil de viver com HIV/Aids é ter que conviver com o preconceito.Pesquisas sobre o comportamento da população brasileira alertam para o fato de que, apesar das pessoas possuírem informações sobre as formas corretas de prevenção do HIV/Aids, o preconceito e a discriminação ainda é muito forte na sociedade brasileira. Por isso, a campanha do Ministério da Saúde para o dia 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a Aids trouxe o preconceito como tema.


Em Piripiri o dia foi comemorado com uma mobilização no centro da cidade, pelas Equipes de saúde da família e o CTA, que tem como Diretora Célia Cavalcante. Participaram as UBSF 17 (Fonte dos Matos ), UBSF 18(Centro), UBSF 06(são João) , UBSF 13 (Matadouro) e UBSF 20 (Petecas). Enfermeiras e ACS, fizeram um trabalho de conscietização e educação. Com distribuição de folderes educativos e preservativos, orientações sobre a importância deste dia e sobre a AIDS. As Equipes percorreram o centro, entrando nas lojas, Bancos, mercado central e comércios.

Nos dias 23, 24, 25 e 26\11, semana que antecedeu o dia mundial de luta contra a AIDS, as Equipes da UBSF 17 e 18 - Enfermeira Carla Delany e Cleide Aires - juntamente com a Equipe do CTA (Centro de Testagem e Aconcelhamento), fizeram um trabalho educativos nas escolas, com palestra, distribuição de folderes e preservativos e o CTA realizando coleta para exame de HIV.


Confira agora todo o trabalho do dia mundial de luta contra a AIDS em Piripiri:



Enfa. Cleide Aires(UBSF 18), Enfa. Carla Delany(UBSF 17) e Diretora do CTA Célia Cavalcante, em palestra nas escolas


Participação de alunos e Agentes Comunitários de Saúde(Edival - UBSF 17)



Demonstração pelos alunos do uso correto do preservativo




Palestras nas escolas




Equipe do CTA na parte de aconcelhamento e realização da testagem anti-HIV

Equipes da UBSF, ACS e Equipe do CTA


Equipe UBSF 17


Equipe da UBSF 20-Enfa. Aparecida e ACS

Enfa. Cleide(UBSF 18) e Enfa. Ana Paula(UBSF13)






distribuição de panfletos educativos pelos ACS no centro da cidade distribuição de preservativos para os motoristas

orientação sobre HIV-AIDS


população recebendo preservativo


Palestra no Banco do Brasil pela Diretora do CTA, Célia Cavalcante






hora do lanche


ACS do Bairro São Jõao Daniela e Jusceli (Técnicas de enfermagem da UBSF 06)

Enfermeira Carla Delany(UBSF 17) - distribuindo preservativos

Enfermeira Cleide Aires(UBSF 18) - orientando a população sobre os risco do HIV

ACS Edival e ACS Lucivalda (UBSF 17)