Esse Blogger foi feito para mostrar as atividades realizadas pela Equipe de Saúde da Família UBSF 17, que é responsável pela comunidade dos Bairros Fonte dos Matos e Centro. A UBSF está situada a Rua José Angelo Ferreira e é composta por: Dra. Carla Delany(Enfermeira), Dr. Erick(Médico), Eunice e Carla Danielle(Auxiliares de Enfermagem),Dra. Regina(Odontóloga), Noélia(Auxiliar Odontológica),Clara(Aux. de serviços gerais), e pelos Agentes Comunitários de Saúde: Edival, Amélia,Jacinta,Luciene, Fátima, Lucivalda e Elizabete. A Equipe atende no total de 912 familias cadastradas, realizando visitas domiciliares, consultas ambulatoriais, palestras educativas,acompanhamento de Hipertensos, diabéticos, gestantes e crianças,vacinação, atividades educativas e recreativas para a população como: dia do idoso, dia mundial da hipertensão arterial, dia do diabético, dia nacional da saúde, dia da criança... dentre outras.



TODA SEMANA DICAS DE SAÚDE PARA VOCÊ!


terça-feira, 15 de abril de 2008

PIRIPIRI REALIZA MAIS UM MULTIRÃO DA DENGUE


Mais uma vez, a população piripiriense poderá se unir na luta contra a dengue. A Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com o comitê da dengue e a Coordenação de Vigilância sanitária,começaram dia 14 de Abril(segubda-feira)um arrastão de combate à Dengue.Todos os envolvidos estarão, de casa em casa, orientando o morador a retirar do quintal todo possível criador do mosquito. A ação começará as 7:30 da manhã e será realizada com as Equipes de Saúde da Família,Agentes de Endemias, Alunos de Escolas Municipais,Atiradores do Tiro de Guerra. Todo possível criador do Aedes Aegypti será levado das residências,se assim os moradores permitirem.É necessária a colaboração da população para agilizar o trabalho de combate a Dengue, não deixando criadores do mosquito presentes nas residências para que não haja proliferação.O objetivo é envolver todos os profissionais de saúde e população no combate ao mosquito transmissor e eliminar todos os tipos de criadouros do inseto da dengue e alertar as pessoas que não deixem em suas casas possíveis focos transmissores, como vasos de plantas,latas,... em locias que recebem chuva.Nesta Quarta-feira, o arrastão de combate à Dengue estará nos bairros: Fonte dos Matos,Centro e Morro da Ana, com a Equipes ESF 17e 18 coordenadas pelo Dr. Lindomar. Durante toda a semana o arrastão se dará em outros bairros da cidade. A ação termina depois que passarem por todos os bairros.
Ajude a acabar com essa doença.Dengue é serio e mata!

O que é dengue?
A Dengue é uma doença viral e febril transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. infectado. Ele é muito pequeno, mas fácil de identificar pelos seus hábitos.Esse mosquito pica durante o dia, ao contrário do mosquito comum (Culex), que pica durante a noite.
Modo de transmissão
A transmissão se dá pela picada do mosquito Aedes aegypti que ficou infectado porque picou uma pessoa doente. Esse mosquito infectado, picando uma pessoa sadia, passa o vírus da dengue e esta pessoa fica doente.
Sintomas

Os seguintes sintomas podem fazê-lo suspeitar de Dengue:
Dor de cabeça; Dor nos olhos; Febre alta muitas vezes (passando de 40 graus); Dor nos músculos e nas juntas; Manchas avermelhadas por todo o corpo; Falta de apetite; Fraqueza; Em alguns casos, sangramento de gengiva e nariz.
Tipos de dengue:

Dengue Clássica
A Dengue Clássica é uma forma mais leve da doença e semelhante à gripe. Geralmente, inicia de uma hora para outra e dura entre 5 a 7 dias. A pessoa infectada tem febre alta (39° a 40°C), dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjôos, vômitos, manchas vermelhas na pele, dor abdominal (principalmente em crianças), entre outros sintomas.
Os sintomas da Dengue Clássica duram até uma semana. Após este período, a pessoa pode continuar sentindo cansaço e indisposição.
Dengue Hemorrágica
A Dengue Hemorrágica é uma doença grave e se caracteriza por alterações da coagulação sanguínea da pessoa infectada. Inicialmente se assemelha a Dengue Clássica, mas, após o terceiro ou quarto dia de evolução da doença surgem hemorragias em virtude do sangramento de pequenos vasos na pelo e nos órgãos internos. A Dengue Hemorrágica pode provocar hemorragias nasais, gengivais, urinárias, gastrointestinais ou uterinas.
Na Dengue Hemorrágica, assim que os sintomas de febre acabam a pressão arterial do doente cai, o que pode gerar tontura, queda e choque. Se a doença não for tratada com rapidez, pode levar à morte.
Como é o mosquito?
É escuro e rajado de branco. É menor que um pernilongo comum. Pica durante o dia Se desenvolve em água parada seja ela limpa ou suja
Tratamento

A pessoa com Dengue deve ficar em repouso, beber muito líquido e só usar medicamento para aliviar as dores e a febre, mas sempre com indicação do médico. A pessoa não pode tomar remédios à base de ácido acetil salicílico, como, por exemplo, a aspirina e o AAS.
Como evitar a doença?
A única maneira de evitar a dengue é não deixar o mosquito nascer. Para isso, é necessário acabar com os criadouros (lugares de nascimento e desenvolvimento dele).
Ou seja: não deixe a água, mesmo limpa, ficar parada em qualquer tipo de recipiente como:Garrafas; Pneus; Pratos de vasos de plantas e xaxim; Bacias; Copinhos descartáveis. Também não se esqueça de tapar:Caixas d'água; Cisternas; Tambores; Poços; Outros depósitos de água.
Dicas


  • Lave bem os pratos de plantas e xaxins, passando um pano ou uma bucha para eliminar completamente os ovos dos mosquitos.

  • Uma boa solução é trocar a água por areia molhada nos pratinhos.

  • Limpe as calhas e as lajes das casas.

  • Lave bebedouros de aves e animais com uma escova ou bucha; e troque a água pelo menos uma vez por semana.

  • Guarde as garrafas vazias de cabeça para baixo.

  • Jogue no lixo copos descartáveis, tampinhas de garrafaas, latas e tudo o que acumula água.

  • Mas atenção: o lixo deve ficar o tempo todo fechado.

Nenhum comentário: