Esse Blogger foi feito para mostrar as atividades realizadas pela Equipe de Saúde da Família UBSF 17, que é responsável pela comunidade dos Bairros Fonte dos Matos e Centro. A UBSF está situada a Rua José Angelo Ferreira e é composta por: Dra. Carla Delany(Enfermeira), Dr. Erick(Médico), Eunice e Carla Danielle(Auxiliares de Enfermagem),Dra. Regina(Odontóloga), Noélia(Auxiliar Odontológica),Clara(Aux. de serviços gerais), e pelos Agentes Comunitários de Saúde: Edival, Amélia,Jacinta,Luciene, Fátima, Lucivalda e Elizabete. A Equipe atende no total de 912 familias cadastradas, realizando visitas domiciliares, consultas ambulatoriais, palestras educativas,acompanhamento de Hipertensos, diabéticos, gestantes e crianças,vacinação, atividades educativas e recreativas para a população como: dia do idoso, dia mundial da hipertensão arterial, dia do diabético, dia nacional da saúde, dia da criança... dentre outras.



TODA SEMANA DICAS DE SAÚDE PARA VOCÊ!


sexta-feira, 30 de novembro de 2007

01/12 - DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A AIDS

Jovens são tema de campanha para o Dia Mundial de Luta Contra a AidsOs jovens de 13 a 24 anos são o tema da campanha do Ministério da Saúde para o Dia Mundial de Luta contra a Aids deste ano, lançada nesta terça-feira (27/11),em Brasília, pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão. Com o slogan "Sua atitude tem muita força na luta contra a Aids", a campanha pretende afirmar os direitos do jovem de viver sua sexualidade e de ter acesso ao preservativo e a informação. As ações serão voltadas principalmente para mulheres, gays e pessoas que vivem com HIV e aids, nessa faixa etária. Pela primeira vez, o Ministério da Saúde deverá usar, na campanha, mídias alternativas, como blogs e sites de relacionamento.proposta visa também estimular as escolas públicas a promoverem uma aula sobre prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e da aids.
Assim como em diversas partes do globo, a cidade de Piripiri realizou sua manifestação, em busca de levar maior informação e conscientização da sociedade sobre o tema, além de estimular as formas de prevenção da doença. A Secretaria Municipal de Saúde junto com o CTA(Centro de Testagem e Aconselhamento)e as Equipes de Saúde da Família realizaram uma programação específica para marcar o dia e a luta contra a Aids na cidade. Ao longo desta semana(de 24/11 a 01/12) as Unidades de Saúde da Família e Equipe do CTA se mobilizaram, realizando atividades como:Apresentação do GRUTESPI, testagem para HIV, distribuição de material educativo e preservativos,veiculação de spots e entrevistas nas emissoras de rádio e fixação de faixas em pontos estratégicos da cidade.



A Equipe do PSF 17 realizou dia 28/11 palestra educativa sobre AIDS, com a Enfermeira Carla Delany e com a Diretora do CTA Dra. Célia Cavalcante, na Unidade Escolar Expedito Resende.A Palestra teve participação importante dos alunos.A Equipe do CTA também realizou coleta para exame anti-HIV(total de 31).


Confira as fotos do evento:

Abertura com a Diretora do CTA Dra. Célia Cavalcante


Palestra com a Enfermeira Dra. Carla Delany sobre AIDS


Participação de alunos, junto com ACS durante a palestra

Presença da Dra. Márcia Galvão e Dra. Vera
Equipe do CTA



Realização de testagem para HIV

Internet – Pela primeira vez, será lançado um site específico para a campanha do Dia Mundial. O endereço www.qualsuaatitude.com.br terá informações sobre a história do Dia Mundial e um jogo com perguntas e respostas sobre doenças sexualmente transmissíveis e aids.
No site do Programa Nacional de DST e Aids (PN-DST/AIDS), haverá uma página específica – www.aids.gov.br/diamundial – para notícias relacionadas aos eventos do Dia Mundial promovidos por estados, municípios e organizações da sociedade civil. Essas ações incluem a divulgação de campanhas locais e a promoção do uso do preservativo. Para as ações do Dia Mundial, o Ministério da Saúde enviou 8 milhões de unidades preservativos para estados, municípios e ONG parceiras.

Piripiri realiza III Semana de Prevenção do Câncer de Boca
Todos os anos , milhares de pessoas são surpreendidas ao descobrir que o câncer de boca existe. Uma doença que pode ser curada quando percebida no início, mas pode ser fatal se avançar sem tratamento.
O Município de Piripiri realizou de 26 a 30 de novembro a III Semana De Prevenção do Câncer de Boca. A semana é organizada pela Secretaria Municipal de Saúde e Coordenação de Saúde Bucal. Nesse período foram realizados exames preventivos de Câncer Bucal nas Unidades Básicas de Saúde, bem como distribuição de material educativo sobre o auto-exame da boca. O responsável por esse evento aqui em Piripiri, foi o Coordenador de Saúde Bucal Dr. Ednaldo Cerqueira.O objetivo da semana é esclarecer e conscientizar a população sobre a prevenção do câncer de boca e os cuidados que se deve ter para uma boa higiene bucal.
Na unidade Básica de Saúde - PSF 17, a odontóloga Dra. Regina realizou exames preventivos durante toda a semana.
Dra. Regina realizando atendimento odontológico na Fundação Municipal de Saúde

Aqui a Atendente de Consultório Odontológico, Noélia

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

A Sociedade Brasileira de Diabetes está mais mais uma vez mobilizada para chamar a atenção para o Dia Mundial do Diabetes, em 14 de novembro. Neste ano, o tema escolhido pela International Diabetes Federation e adotado por todas as entidades filiadas é: "Diabetes em Crianças e Adolescentes".
O Diabetes Melitus é um distúrbio causado pela falta absoluta ou relativa de insulina no organismo. Quando a insulina produzida pelo pâncreas se torna insuficiente, a glicose é impedida de ser absorvida pelas células, o que provoca a elevação dos níveis sanguíneos de glicose, cuja taxa normal, em jejum, é de 70 a 100 mg por 100 ml de sangue.
O Diabetes é um dos mais graves problemas de saúde pública pois ao se reconhecer que a principal causa de mortalidade no mundo que são as doenças cardiovasculares o Diabetes contribui com 40% , pode-se considerar que como doença crônica isoladamente, é a maior causa de morbi-mortalidade em todo o mundo (IDF - 2003). No Brasil acomete aproximadamente 10% da população entre 30 e 69 anos, atingindo entre 9 a 10 milhões de pessoas, sendo infelizmente em torno de 5 a 6 milhões apenas que conhecem sua situação, portanto praticamente a metade está sem diagnóstico.

PRINCIPAIS SUSPEITAS A doença só se manifesta pelo aparecimento
de vários destes sinais e sintomas, ao mesmo tempo




Urinar muitas vezes, durante o dia e a noite e em grande quantidade.







Sede exagerada






Obesidade











Perda de peso











Ter muita fome






Desânimo e fadiga fáceis (cansaço)








Piora da visão










Infecções freqüentes













Cicatrização difícil e infecções de pele





















Impotência sexual














Pressão arterial alta





Grupo de Risco:
São pessoas que poderão desenvolver Diabetes Mellitus Tipo 2 devido a fatores predisponentes que são:
familiares diabéticos
obesidade
3ª idade - 60 anos ou mais
hipertensão
mães que deram a luz a criança com 4 kg ou mais

CONSEQÜÊNCIAS DO DIABETES NÃO CONTROLADO
CEGUEIRAA cegueira por retinopatia diabética e as cataratas, figuram entre os principais riscos para o diabético.
ENFARTE DO MIOCÁRDIOA doença das coronárias é duas a três vezes mais freqüente nos diabéticos.
GANGRENANa pessoa diabética devido à arteriosclerose acelerada a circulação arterial no pé e na perna, geralmente é diminuída. Os graves problemas de gangrena e conseqüente amputação, podem ser evitados com medidas educativas simples e sistemáticas, aplicadas pelo próprio paciente.
IMPOTÊNCIA SEXUAL MASCULINA. É comum o surgimento da dificuldade de ereção nos homens com diabetes.
OUTRAS COMPLICAÇÕES
Quando não controlado, o Diabetes pode ainda trazer outras conseqüências como: Hipertensão Arterial, insuficiência renal e infecções.
"Todas estas conseqüências podem ser evitadas através de um controle eficaz".
O Diabetes quando não controlado piora o prognóstico de todas as outras doenças quando existe a concomitância e inclusive retarda a cura.