Esse Blogger foi feito para mostrar as atividades realizadas pela Equipe de Saúde da Família UBSF 17, que é responsável pela comunidade dos Bairros Fonte dos Matos e Centro. A UBSF está situada a Rua José Angelo Ferreira e é composta por: Dra. Carla Delany(Enfermeira), Dr. Erick(Médico), Eunice e Carla Danielle(Auxiliares de Enfermagem),Dra. Regina(Odontóloga), Noélia(Auxiliar Odontológica),Clara(Aux. de serviços gerais), e pelos Agentes Comunitários de Saúde: Edival, Amélia,Jacinta,Luciene, Fátima, Lucivalda e Elizabete. A Equipe atende no total de 912 familias cadastradas, realizando visitas domiciliares, consultas ambulatoriais, palestras educativas,acompanhamento de Hipertensos, diabéticos, gestantes e crianças,vacinação, atividades educativas e recreativas para a população como: dia do idoso, dia mundial da hipertensão arterial, dia do diabético, dia nacional da saúde, dia da criança... dentre outras.



TODA SEMANA DICAS DE SAÚDE PARA VOCÊ!


terça-feira, 31 de maio de 2011

31 DE MAIO -DIA MUNDIAL DE COMBATE AO TABAGISMO


O Dia Mundial de Combate ao Tabagismo, foi lembrado hoje em Piripiri. O CASI, juntamente com a Equipe da UBSF 17 e CAPS AD, fizeram uma mobilização na praça do curumim, com palestra realizada com o Psicólogo do CAPS AD Dr. Marcelo, distribuição de
panfletos sobre os malefícios do cigarro, orientações e distribuição de lanche. O público presente teve uma boa participação, onde fizeram perguntas sobre a dependência do cigarro e seus males para a saúde, relatos de terem sido fumantes e serem fumantes.

Doenças do Fumo
Dos cerca de 1,25 bilhões de fumantes no mundo, mais de 30 milhões são brasileiros. O fumo está ligado à origem de tumores malignos em oito órgãos (boca, laringe, pâncreas, rins e bexiga, além do pulmão, colo do útero, próstata e esôfago). Dos tipos de câncer com maior índice de mortalidade no Brasil, metade (pulmão, colo de útero e esôfago) tem o cigarro como um de seus fatores de risco.

Perigo real
O Instituto do Câncer (Inca) prevê que, neste ano, 9.830 mulheres terão câncer de pulmão no país. O tabagismo é diretamente responsável por 30% das mortes por câncer, 90% das mortes por câncer de pulmão, 25% das mortes por doença coronariana, 85% das mortes por Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e 25% das mortes por doença cerebrovascular. Outras enfermidades também relacionadas ao uso do cigarro são o aneurisma arterial, trombose vascular, úlcera do aparelho digestivo, infecções respiratórias e impotência sexual no homem. No Brasil, a estimativa é de que, a cada ano, 200 mil pessoas morram precocemente devido às doenças causadas pelo tabagismo.






Fisioterapeutas do CASI, Dr. Telmo Macêdo e Dra. Daiany




Equipe da UBSF 17


Dr. Marcelo Pisicólogo do CAPS AD

segunda-feira, 30 de maio de 2011

REDE AMAMENTA BRASIL - VALEU!!!!




A capacitação de formação de tutores da Rede Amamenta Brasil chega ao fim. Fica agora a saudade da convivência com os amigos e com os tutores, fica a responsabilidade, os conhecimentos adquiridos e a esperança de mudar a nossa realidade em relação ao aleitamento materno. Piripiri agora conta com 18 novos tutores da Rede Amamenta Brasil.








































NOVOS TUTORES DA REDE AMAMENTA BRASIL


terça-feira, 24 de maio de 2011

REDE AMAMENTA BRASIL ACONTECE EM PIRIPIRI




A RAB(Rede Amamenta Brasil)é uma estratégia de promoção, proteção e apoio à prática do aleitamento materno na Atenção Básica, por meio de revisão e supervisão do processo de trabalho interdisciplinar nas unidades básicas de saúde, apoiada nos princípios da educação permanente em saúde, respeitando a visão de mundo dos profissionais e considerando as especificidades locais e regionais.
Através da Secretaria Municipal de Saúde e do Centro de Saúde da Mulher (CSM), em parceria com o Governo do Estado, por meio do Programa da Criança e do Adolescente, está sendo realizado em Piripiri dos dias 23 à 27 de maio, no Auditório da Praça de Eventos, a capacitação da RAB.


A RAB utiliza-se da estratégia de matriciamento, na qual ocorrem trocas de saberes entre os diversos profissionais integrantes dos serviços envolvidos nos cuidados ao usuário, com o apoio de um grupo especializado. Em Piripiri a rede está sendo realiza através de uma oficina para a formação de Tutores em Aleitamento Materno. Os tutores, formados nesta oficina, ficam responsáveis pela realização das Oficinas de Trabalho em Aleitamento Materno nos Centros de Saúde. Durante estas oficinas as equipes da Estratégia de Saúde da Família são sensibilizadas para o atendimento da dupla mãe e bebê no processo da amamentação. Cada equipe pactua estratégias adequadas à sua realidade, com a co-responsabilidade de todos para a construção de um fluxo de atendimento ao usuário e a concretização das metas pactuadas, com acompanhamento e apoio de um tutor.


Tem como principal objetivo contribuir para aumentar os índices de aleitamento materno no País. Dentres outros contribuir para o desenvolvimento de competências nos profissionais de saúde para que se tornem agentes de mudança no ensino e aprendizagem do aleitamento materno e para uma prática integralizadora;discutir a prática do aleitamento materno no contexto do processo de trabalho das unidades básicas de saúde;pactuar ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno a partir da realidade das unidades básicas de saúde e Monitorar os índices de aleitamento materno das populações atendidas pelas unidades básicas de saúde certificadas.












quinta-feira, 12 de maio de 2011

DIA 12 DE MAIO - DIA DO ENFERMEIRO

Existem profissões que são exercidas por vocação. Aqueles que a ela se dedicam, tem que sentir em seu interior um chamado especial, pois exigirá uma dedicação total, um total espírito de renúncia, um eterno despojar de sua vontade pessoal.

Sempre exigirá daquele que a exercer, uma disposição para o que para muitos poderá ser considerado enorme sacrifício, mas que para eles será apenas sua realização pessoal, pois estarão apenas cumprindo uma missão que receberam de Alguém lá de cima. Uma dessas profissões, e sem dúvida a mais sacrificante, é a ENFERMAGEM. Não é à toa que enfermeiras e enfermeiros são conhecidos como “os anjos dos corredores”. E há que se notar que seu trabalho é quase anônimo.

Poucos pacientes que tiveram suas vidas salvas por uma ação rápida e eficiente, irão se lembrar mais tarde do nome desse “anjo” que o salvou. Mas não é isso que conta, mas sim, a satisfação de seu dever cumprido. São responsáveis quase diretos pela vida daqueles que estão sob seus cuidados. De sua eficiência e competência, e mais ainda, de seu senso de dever, dependem muitas vidas. Basta um pequeno descuido, uma desatenção qualquer, e uma vida poderá ser perdida. Por essa razão, a enfermagem pode ser considerada como um sacerdócio, exigindo uma vocação natural para o sacrifício.

Ser Enfermeiro é além de tudo SER ÉTICO, HUMANO e DINÂMICO na busca de um processo interpessoal Enfermeiro-CLIENTE, produzindo cidadania e bem estar...PARABÉNS Enfermeiro, pela história, pela luta, pela dignidade, pelo respeito e a VITÓRIA dentro da profissão! SINCEROS RECONHECIMENTOS À VOCÊ ENFERMEIRO, NESTE DIA DEDICADO À VOCÊ!


PARABÉNS À TODOS OS ENFERMEIROS DE PIRIPIRI!!!!