Esse Blogger foi feito para mostrar as atividades realizadas pela Equipe de Saúde da Família UBSF 17, que é responsável pela comunidade dos Bairros Fonte dos Matos e Centro. A UBSF está situada a Rua José Angelo Ferreira e é composta por: Dra. Carla Delany(Enfermeira), Dr. Erick(Médico), Eunice e Carla Danielle(Auxiliares de Enfermagem),Dra. Regina(Odontóloga), Noélia(Auxiliar Odontológica),Clara(Aux. de serviços gerais), e pelos Agentes Comunitários de Saúde: Edival, Amélia,Jacinta,Luciene, Fátima, Lucivalda e Elizabete. A Equipe atende no total de 912 familias cadastradas, realizando visitas domiciliares, consultas ambulatoriais, palestras educativas,acompanhamento de Hipertensos, diabéticos, gestantes e crianças,vacinação, atividades educativas e recreativas para a população como: dia do idoso, dia mundial da hipertensão arterial, dia do diabético, dia nacional da saúde, dia da criança... dentre outras.



TODA SEMANA DICAS DE SAÚDE PARA VOCÊ!


quarta-feira, 29 de setembro de 2010

CAMINHADA DA MELHOR IDADE MARCA
DIA NACIONAL DO IDOSO

Aconteceu dia 27/09/2010 a
I Caminhada da Melhor Idade.
O CASI juntamente com a Equipe do CAFI, CCI e CRAS organizaram uma caminhada para os idosos. UBSF'S também se mobilizaram para participar deste evento. A UBSF 17 esteve presente com sua equipe(ACS, Enfermeira e idosos que são atendidos nesta unidade).
A caminhada partiu com um grupo de idosos da Academia Reviver(com a educadora física Lucimar), O CASI e toda sua equipe (Fisioterapeutas, Terapeuta Ocupacional, Psicólogo, Nutricionista, Fonoaudiólogo, Educador Físico e aux. administrativo) além do CCI(com a Coordenadora Jaci Freitas), vindo do Curumim com destino à praça da bandeira. Outro grupo com idosos das UBSF'S da floresta, CAFI e CRAS partiram do topo da Av.Tomaz Rebêlo em direção à praça da bandeira onde todos os grupos se encontraram e participaram de um lindo evento.


O Secretário de Saúde Dr. Jorge Barreto esteve presente juntamente com alguns funcionários da SMS.


O evento teve além da caminhada, uma aula de ginástica com as educadoras físicas Roberta Pompeu e Ana Flávia, que deram um show a parte de animação e descontração entre os participantes deste evento. A benção final ficou por conta da irmã Elita da pastoral da criança.


Estiveram presentes a Equipe do CAFI: Dra. Letice Ribeiro(TO), Roberta Pompeu, Ana Flávia, Manoel e Daniel(educadores físicos), Dra. Daiany Monteiro e Dr. Telmo(Fisioterapeutas).


Equipe do CASI: Dra. Nágila Azevedo(TO), Dra. Karine(Fonoaudióloga), Dr. Sanzio(Nutricionista),Dr. Daniel(Psicológo e coordenador do CASI) e Ana Célia(aux. administrativo).



Fotos:




Equipe da UBSF 17 presente na caminhada

Dra. Daiany(Fisioterapeuta do CASI), Dra. Nágila(TO do CASI)
e Dra. Carla(Enfermeira UBSF17)


Jaci Freitas(coord. do CCI), Dr. Telmo(Fisioterapeuta do CASI)
e Ana Célia(aux. adm. do CASI)


Equipe e Idosos do CASI


Grupo Reviver


Roberta Pompeu(Educadora Física do CAFI)


Idosos fazendo ginástica


Idosos durante a caminhada


Dr. Jorge Barreto(Secretário Municipal de Saúde)

terça-feira, 28 de setembro de 2010

COMEMORAÇÃO AO DIA DO IDOSO


A Equipe da UBSF 17 fez uma comemoração ao Dia Nacional do Idoso, que comemora-se no dia 27/09/2010, na fundação municipal de saúde. Começamos com uma sessão de ginástica e alongamento com a Fisioterapeuta Dra. Daiany Monteiro, depois caminhada pelo centro e em seguida um café da manhã. Foi realizada também palestra com a Nutricionista Dra. Luisa Mara, sobre "Alimentação X Qualidade de Vida e com a Assistente Social Conceição Veras, sobre " Direitos da Pessoa Idosa". Teve sorteio de brindes e dinâmicas.

Confira as fotos:

Dra. Daiany Monteiro sempre presente nas atividades da Equipe
Idosos realizando alongamento antes da caminhada
"Nascer é uma possibilidade. Viver é um risco. Envelhecer é um privilégio."
Muita animação e discontração dos Idosos
Nutricionista Dra. Luisa Mara
Assistente Social Conceição Veras
Café da manhã servido aos idosos
Entrega de brindes
Equipe UBSF 17

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

A TERAPIA OCUPACIONAL NO CAFI
(Centro de Atividades Físicas Integradas)
REABILITAÇÃO NEUROLÓGICA COM ENFOQUE NA DOENÇA PARKINSON

A Terapia Ocupacional(TO) é uma profissão da área da saúde com atenção dirigida para as atividades humanas. A TO reconhece que saúde significa não somente ausência de doença, mas também o bem-estar biológico, psicológico e social.
O Profissional de Terapia Ocupacional busca recuperar a função humana, elevar o perfil das ações motoras e mentais, reabilitar através das atividades, promover o indivíduo na esfera biopsicosocial, ou seja, recuperar o homem em sua totalidade. Portanto, deve ser aplicada onde houver limitação funcional, seja de caráter físico, mental ou social.Partindo desse príncípio e, observando a necessidade de um trabalho inovador no município de Piripiri, no que diz respeito ao tratamento e melhoria da qualidade de vida de pessoas acometidas pela Doença de Parkinson(DP) através da Terapia Ocupacional, iniciou-se no CAFI - Centro de Atividades Físicas Integradas - atendimentos a essa clientela, que até então desconhecia os benefícios desse tratamento.
O Mal de Parkison foi descrito em 1817, pelo médico inglês James Parkinson, sendo caracterizado como um distúrbio neurológico causado pela degeneração das células nervosas da chamada "SUBSTÂNCIA NEGRA" localizada no cérebro. O elemento químico por essas células chama-se DOPAMINA, com o comprometimento funcional, ou melhor, o desequilíbrio químico causado pela morte das células que produzem a Dopamina, o indivíduo apresenta sintomas como tremor, rigidez muscular, acinesia e bradicinesia, depressão, distúrbios do sono, alterações cognitivas, dificuldades na fala e respiração, sialorréia, tontura, problemas gastro-intestinais, marcha festinante, movimentos desordenados com alterações posturais e micrografia.
O Parkinsonismo tem causas idiopáticas(causa desconhecida) ou adquirida: infecções(pós-encefalite), trauma craniano repetitivo, isquemia cerebral(múltiplos acidentes vasculares cerebrais), drogas e toxinas. O mal de parkinson deve ser tratado com o objetivo de se retardar a progressão da doença, já que ainda não se descobriu a cura para tal. Vários estudos têm demonstrado que a progressão dos sintomas em parkinsoniano está também associada com a deteriorização na condição física, caracterizada pela pobreza de movimentos com diminuição de sua amplitude, perda de força, resistência muscular e equilíbrio, diminuindo assim a capacidade funcional do indivíduo. Com a progressão da doença, a coordenação motora fica comprometida, fazendo com que o DP diminua suas atividades diárias.
A Terapia Ocupacional tem por objetivo mostrar que a reabilitação da marcha e equilíbrio do doente de parkinson requer vários recursos e abordagens, mas que a atividade física é primordial no tratamento da doença. O aumento da mobilidade pode de fato modificar a progressão da doença e impedir contraturas, além de ajudar a retardar a demência. Os exercícios resistidos consistem em trabalhar a musculatura para que fique fortalecida e menos suscetível a deteriorização, causando menos trauma ao parkinsoniano.
Dessa forma, a Terapia Ocupacional lança mão de recursos terapêuticos, cuidadosamente analisados, com fins reabilitadores que mostrem os benefícios de exercícios, treinamento resistido e alongamento na reabilitação e profilaxia da força, flexibilidade e aspectos fundamentais para a integridade física do DP, facilitando sua vida diária e indicando condutas que lhe propicie independência e reintegração social.



Dra. Letice Ribeiro (Terapeuta Ocupacional do CAFI)

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

PIRIPIRI LANÇA SUA PRIMEIRA SÍNTESE DE EVIDÊNCIAS

Piripiri elaborou uma Síntese de Evidências sobre o impacto da Atividade Física na Atenção Primária à Saúde para a prevenção e tratamento da Hipertensão Arterial.
Foram consultadas as melhores evidências encontradas e disponíveis sobre o assunto e seguida
a metodologia EVIPnet para a elaboração de uma síntese de evidências.
A EVIPnet (rede de políticas informadas por evidências) é uma rede que promove e facilita o uso de evidências científicas no desenvolvimento de políticas de saúde pública. A rede foi desenvolvida pela OMS e é constituída por 32 equipes nacionais de vários países que se organizam e interatuam a nível regional e são apoiadas por um Comitê Diretivo Mundial. As equipes de país são diretamente conectadas ao Ministérios de Saúde e às instituições de investigação científica.
O trabalho foi elaborado pelos Enfermeiros: Almiro Mendes da Costa Neto; Carliane Maria de Araújo Souza; Denise Paiva Ximenes; Evaldo Sales Leal; Maria Erinelda de Araújo Souza; Michell Lucilane dos Santos Holanda e Yluska Myrna Meneses Brandão e Mendes, sob a coordenação de Dr. Jorge Otávio Maia Barreto(Secretário Municipal de Saúde de Piripiri).
Os profissionais responsáveis estão de parabéns pela iniciativa e grandesa de tal publicação. Aos mesmos sucesso e que isso seja apenas o começo.
CONHEÇA O DOCUMENTO:
http://brasil.evipnet.org/wp-content/uploads/2010/09/Microsoft-Word-SINTESE-DE-EVIDENCIAS-01-NUCLEO-PIRIPIRI_20_09_2010.pdf

quinta-feira, 16 de setembro de 2010


CAPACITAÇÃO EM ALEITAMENTO MATERNO
A Secretaria Municipal de Saúde de Piripiri, junto ao Centro de Saúde da Mulher realizou nos dias 16 e 17/09, um curso de capacitação em aleitamento materno para os profissionais de saúde do município.O curso foi ministrado pela Nutricionista Dra.Ilzani Soares Lima,da Maternidade Evangelina Rosa(Teresina), onde tem como objetivo melhorar a qualidade da assistência no cuidado com as mamas, intensificação das ações de promoção ao aleitamento exclusivo até o 6º mês de vida, contribuindo para melhoria do indicador do aleitamento materno e redução dos atuais índices de mortalidade infantil no município de Piripiri. O curso foi destinado a profissionais Enfermeiros, Nutricionistas, Assistentes Sociais e Fisioterapeutas. Onde contou com excelente conteúdo programático e demonstrações de técnicas de como colocar e avaliar o bebê mamando, problemas precoces e tardios com a lactação, dentre outros.

O encerramento aconteceu no auditório Germayron Birto com lanche, entrega de certificado e homenagem dos profissionais à ministrante do curso.


Nutricionista Dra. Ilzani












Profissionais participantes do curso
(fonte desta foto: vejapiripiri)


AMAMENTAR É UM ATO DE AMOR