Esse Blogger foi feito para mostrar as atividades realizadas pela Equipe de Saúde da Família UBSF 17, que é responsável pela comunidade dos Bairros Fonte dos Matos e Centro. A UBSF está situada a Rua José Angelo Ferreira e é composta por: Dra. Carla Delany(Enfermeira), Dr. Erick(Médico), Eunice e Carla Danielle(Auxiliares de Enfermagem),Dra. Regina(Odontóloga), Noélia(Auxiliar Odontológica),Clara(Aux. de serviços gerais), e pelos Agentes Comunitários de Saúde: Edival, Amélia,Jacinta,Luciene, Fátima, Lucivalda e Elizabete. A Equipe atende no total de 912 familias cadastradas, realizando visitas domiciliares, consultas ambulatoriais, palestras educativas,acompanhamento de Hipertensos, diabéticos, gestantes e crianças,vacinação, atividades educativas e recreativas para a população como: dia do idoso, dia mundial da hipertensão arterial, dia do diabético, dia nacional da saúde, dia da criança... dentre outras.



TODA SEMANA DICAS DE SAÚDE PARA VOCÊ!


quarta-feira, 21 de julho de 2010

COMUNIDADE DE FURNAS TERÁ SUA 1ª COPA DE FUTSAL FEMININO



Acontecerá dia 24/07, próximo sábado, a "I COPA FURNAS DE FUTSAL FEMININO". Uma excelente iniciativa da Enfermeira Lívia Sá, responsável pela UBSF 10 da localidade Furnas, com o intuito de incentivar a prática de esporte entre os jovens. O Evento acontecerá junto aos festejos de N.S. Rosário de Fátima, às 16:00hs, na quadra de esportes da comunidade.

"O Esporte é importante para modernizar nossa visão de mundo,

porque socializa a gente, na derrota e na vitória."

terça-feira, 13 de julho de 2010

INFORMATIVO DE SAÚDE

Porque uma emoção forte pode provocar um infarto?


Quando uma pessoa sofre uma emoção forte as glândulas adrenais (localizadas na parte superior dos rins) liberam adrenalina. Ela entra na corrente sangüínea e no coração provocando aumento dos batimento scardíacos; com isso mais sangue é bombeado para os músculos.

A adrenalina estimula, ainda, uma contração dos vasos sangüíneos, que serve para "empurrar"o sangue e melhorar a irrigação em centros vitais como o cérebro.

O aumento da intensidade do trabalho cardíaco e o estreitamento dos vasos podem ocasionar um infarto (morte de tecidos por falta de oxigenação), se já houver alguma artéria coronariana (as que levam sangue para o coração) semi-obstruída.
Outra possibilidade é que a contração de uma artéria que já tenha certo entupimento resulte em um bloqueio total, também causando o infarto.