Esse Blogger foi feito para mostrar as atividades realizadas pela Equipe de Saúde da Família UBSF 17, que é responsável pela comunidade dos Bairros Fonte dos Matos e Centro. A UBSF está situada a Rua José Angelo Ferreira e é composta por: Dra. Carla Delany(Enfermeira), Dr. Erick(Médico), Eunice e Carla Danielle(Auxiliares de Enfermagem),Dra. Regina(Odontóloga), Noélia(Auxiliar Odontológica),Clara(Aux. de serviços gerais), e pelos Agentes Comunitários de Saúde: Edival, Amélia,Jacinta,Luciene, Fátima, Lucivalda e Elizabete. A Equipe atende no total de 912 familias cadastradas, realizando visitas domiciliares, consultas ambulatoriais, palestras educativas,acompanhamento de Hipertensos, diabéticos, gestantes e crianças,vacinação, atividades educativas e recreativas para a população como: dia do idoso, dia mundial da hipertensão arterial, dia do diabético, dia nacional da saúde, dia da criança... dentre outras.



TODA SEMANA DICAS DE SAÚDE PARA VOCÊ!


terça-feira, 19 de maio de 2009

SEMANA DE ENFERMAGEM EM PIRIPIRI

Deu início hoje a Semana de Enfermagem em Piripiri, que acontecerá no Auditório Ozires Neves de Melo, nos dias 19, 20 e 21 e conta com a Organização do COREN-PI, Faculdade Chrisfapi, Prefeitura e Secretaria de Saúde de Piripiri, Colégio Santana e H.R.C.R.
O evento contará com Palestras, Apresentação de Trabalhos Científicos, Dinâmicas e sorteios de brindes, Coffee break e shows culturais. O público alvo será Profissionais e estudantes da área de Enfermagem.
A abertura aconteceu hoje pela manhã com a palestra sobre "Ética Profissional, Atuação e Competências do Profissional Auxiliar, Técnico e Enfermeiro" com a Dra. Silvana Santiago (Representante do COREN). Em seguida: "Criminalidade no Âmbito Profissional" - Dr. Walter Gadelha(Delegado Regional e Professor da CHRISFAPI); "O impacto do curso de Graduação em Enfermagem no Município de Piripiri - Sra. Maria do Carmo Amaral Brito(Diretora da CHRISFAPI) e encerrou com Dr. Almiro Neto(Coordenador do PSF de Piripiri) que falou sobre "Os Profissionais de Enfermagem do PSF no Município de Piripiri.
A tarde houve palestras sobre "Farmacologia para Enfermagem" com o Bioquímico Dr. Luciano; "Urgência e Emergência com a Dra. Maria Adélia (Enfa. do SAMU de Teresina); "O Hospital Moderno à Vista da Administração Hospitalar - Adm. Hosp. Rodrigo Amaral; "Vírus Influenza H1N1" - Dr. Mauro Biá(Enf. Coord. da CCIH do Inst. de Doenças Tropicais Nathan Portela - Teresina). Além de coffe break, dinâmicas e sorteios.
Confira Programação:
20/05/09
Manhã
08:00 às 08:40 - Curativos e tratamento de feridas - Dra. Ketiana Guimarães(Enfa. IDTNP - Teresina e UBSF 98 - Piripiri)
10:00 às 10:40 - Centro de Saúde da Mulher: atualidadea na assistência - Dra. Rossandra Marreiros (Enfa. C. S. da Mulher, coord. Enfermagem da CHRISFAPI)
10:50 às 11:30 - Métodos Contraceptivos - Dra. Letícia Carvalho(Enfa. HUT - Teresina e Profa. da CHRISFAPI)
Tarde
14:00 às 14:50 - Rede de frios - Imunobiológicos: armazenamento e cuidados com manuseio - Dra. Desterro Pontes(Enfa e diretora DVS)
16:10 às 17:00 - Assistência Humanizada ao RN de baixo peso - "Método Mãe Canguru" - Dra. Célia Oliveira(Enfa e Diretora da FMS)
21/05/09
Manhã
08:00 às 08:40 Atuação de Equipe do CAPS 02 no Município de Piripiri - Dra. Lucimeire Pacífico(Enfa e Diretora do CAPS)
08:50 às 09:20 - DST - Diagnóstico e Prevenção (Acadêmicos de Enfermagem da CHRISFAPI)
10:20 às 11:10 - Terapias Alternativas no PSF - Dr. Wiliam Junior(enf. e prof. do Colégio Santana)
11:20 às 11:40 - O avanço da AIDS em mulheres com idade acima de 50 anos - Acadêmicos de Enfermagem da CHRIFAPI
Tarde
14:00 às 14:50 - Assistência de Enfermagem aos pacientes idosos em controle de HAS e Diabetes - Dr. Michel Luciane(Enf. PSF 04 e SAMU) e Dra. Carliane Maria(Enfa. PSF 07 e SAMU)
15:30 às 16:10 - O Papel da Vigilância Epidemiológica - Dra. Erinelda (Enfa. 3a DRS e Chefe de Vig. Epidemiológica)
16:30 às 17:10 - O Hospital Moderno à visão da adm. hospitalar - Prof. Rodrigo Amaral(Adm. Emp. e Prof. Administração - CHRIFAPI)
17:10 às 18:00 - Encerramento - Benício Bem
Entre os intervalo das palestras terá apresentação de trabalhos científicos, sorteios de brindes e dinâmicas.

sábado, 16 de maio de 2009

A Equipe da UBSF 17 e 18, que tem como supervisoras as Enfermeiras Carla Delany(UBSF 17) e Cleide Aires(UBSF 18) realizaram no dia 11/05 uma festa em comemoração ao Dia das Mães, para as mães carentes dos Bairros Centro e Fonte dos Matos. A festa realizou-se no auditório da Fundação Municipal de Saúde, com a colaboração da Secretaria Municipal de Saúde, da própria Equipe e dos Agentes Comunitários de Saúde. Foi uma tarde de muita descontração, emoção e alegria. Iniciou-se com uma belíssima celebração feita pelo ACS Edival da UBSF 17, em seguida dinâmicas, lanches, distribuição de brindes e muita, muita animação por parte das mães que adoraram a festa. As Equipes estão de parabéns!!!

Confiram as fotos:








Quero agradecer a visita ao meu Blogger da Terapeuta Ocupacional Nágila e da Enfermeira Sara, ambas trabalham no Casi e realizam um excelente trabalho. Obrigada pelos elogios, recados e comentários deixados aqui. Quero dizer que o espaço está aberto para quando quiserem divulgar o trabalho de vocês ou até mesmo matérias ou assuntos sobre saúde que queiram mostrar aqui. O espaço também é de vocês. Valeu pela visitam e continuem.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

ENFERMEIROS(AS) REALIZAM PASSEATA PELO SEU DIA
Hoje os(as) Enfermeiros(as) de Piripiri, realizaram uma passeata pelas ruas em comemoração pelo "Dia do Enfermeiro", comemorado no dia 12 de Maio. Saindo da Secretaria de Saúde, percorram as principais ruas da cidade. Em seguida a comemoração encerrou com um coffee break, na U.E. Raul Formiga.

Confira as fotos:
Dra. Adriana, Dra. Rossandra e Dra. Lucimeire

Dra. Adriana, Dra. Irlene, Dra. Ana Paula, Dra. Graziela, Dra. Marilena

Dra. Aparecida, Dra. Irlene e Dr. Elismar

Preparativos para a carreata

Dra. Ana Paula e Dra. Irlene

Dras.: Rossandra, Ana Paula e Irlene

Dras.: Ana Paula, Irlene e Carla Delany

Carreata pelas ruas de Piripiri


Coffee Break

Dra. Yluska e a futura Enfermeira Andrea

Á todos os Enfermeiros e Enfermeiras de Piripiri - PARABÉNS!!!

terça-feira, 12 de maio de 2009


DIA DO ENFERMEIRO


Dia 12 de Maio comemora-se mundialmente o Dia do Enfermeiro, em referência a Florence Nightingale, um marco da enfermagem moderna no mundo e que nasceu em 12 de maio de 1820.

Já no Brasil, além do Dia do Enfemeiro, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem, data instituída em meados dos anos 40, em homenagem a dois grandes personagens da Enfermagem no mundo: Florence Nightingale e Ana Néri, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares.

A profissão tem sua origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes.

Durante séculos, a Enfermagem vem formando profissionais em todo o mundo, comprometidos com a saúde e o bem-estar do ser humano.
Só no Brasil, são mais de 100 mil Enfermeiros, além de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, que somam cerca de 900 mil profissionais em todo país. Essas variações de cargos fazem com que mais profissionais se juntem ao setor e a novas possibilidades de trabalho nesta área.

Hoje venho prestar minha homenagem à todos os principalmente aos profissionais de Piripiri.

Falo com ternura, meiguice e com prazer à estas pessoas que abraçaram essa nobre profissão, com carinho, com dedicação, com desvelo e com encanto.
PARABÉNS PELO
NOSSO DIA!!!!


domingo, 10 de maio de 2009

DIA DAS MÃES

Hoje quero homenagear todas às mães do mundo, em especial a Maria Rita, minha mãe que amo tanto. Que Deus abençõe esses anjos chamado MÃE.

Mãe
Palavra que Deus inventou
Um anjo que à terra chegou
Voando nas asas do amor

Mãe
Palavra mais doce
que o mel
Talvez um pedaço do
céu

Que Deus
transformou em
mulher...

FELIZ DIA DAS MÃES!!!

quarta-feira, 6 de maio de 2009

SAIBA MAIS SOBRE A GRIPE SUÍNA


Os casos de gripe suína vem preocupando a população e os dirigentes de vários países.
O surto começou no México e já atingiu os Estados Unidos, Canadá e Espanha.

Até agora, sabe-se que a gripe suína se trata de uma doença respiratória que teve origem em porcos, a partir da combinação de material genético de diferentes vírus de gripe. Cientistas e governos ainda buscam informações mais detalhadas sobre a doença e as formas de prevenção e tratamento, mas algumas das dúvidas já podem ser respondidas com base nos dados divulgados por governos e centros de pesquisa.
Veja abaixo as repostas a algumas das questões relacionadas ao surto

O que é a gripe suína?
É uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é diferente do H1N1 totalmente humano que circula nos últimos anos, por conter material genético dos vírus humanos, de aves e suínos, incluindo elementos de vírus suínos da Europa e da Ásia.
A gripe tem cura?
Tem tratamento.

Como é transmitido o vírus?
Em casos registrados nos últimos anos, a doença foi contraída por pessoas que tiveram contatos com criações de porcos, mas não há registro de que o mesmo tenha acontecido no atual surto. Ela está sendo da mesma forma que a gripe comum: por via aérea, de pessoa para pessoa, por meio de espirros e tosse.

Quais são os sintomas?
Os sintomas em humanos são parecidos com os da gripe comum e incluem febre acima de 38°C, falta de apetite e tosse. Algumas pessoas com a gripe suína também relataram ter apresentado catarro, dor de garganta e náusea.

Infecção de gripe suína é comum em humanos?
No passado, os Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC) registraram 12 casos de infecção humana pelo vírus da gripe suína, todo em pessoas que tiveram contato com porcos. Nesses casos, não houve evidência de transmissão entre humanos.

Pode-se contrair a doença comendo carne de porco?
Não. Os vírus da gripe suína não são transmitidos pela comida. O governo mexicano e a OMS (Organização Mundial de Saúde) descartaram qualquer risco de infecção por ingestão de carne de porco. De acordo com o CDC, a temperatura de cozimento (71ºC) destrói os vírus e as bactérias.

Como devo agir se estiver com os sintomas?
Não houve detecção da nova gripe no Brasil até o momento. Portanto, quem tiver sintomas de gripe pode tomar remédios sintomáticos e procurar um médico, caso os sintomas persistam, para tomar um antiviral. Mais informações: http://www.saude.gov.br/

E quem chegou de viagem?
Se a pessoa esteve nos últimos dez dias em países onde houve casos, como o México, e apresenta sintomas. pode procurar um médico e realizar o exame para identificar o tipo de gripe. Deve-se evitar locais com presença de muitas pessoas enquanto não sai o resultado.

Qual a diferença entre a gripe suína e a gripe comum?
A gripe suína é caracterizada pelos sintomas da gripe comum, mas pode causar vômitos e diarreia mais graves. A gripe comum mata entre 250 mil e 500 mil pessoas a cada ano, principalmente entre a população mais velha. A maioria das pessoas morre de pneumonia, e a gripe pode matar por razões que ninguém entende. Também pode piorar infecções por bactérias. A maioria dos mortos da gripe suína tinha entre 25 e 45 anos.

Como a infecção de humanos com gripe suína pode ser diagnosticada?
Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório. Entretanto, algumas pessoas, principalmente crianças, podem espalhar o vírus por dez dias ou mais.

Existe vacina contra esta doença?
As vacinas normais contra a gripe são alteradas todos os anos para incluir imunização contra novas variedades de vírus. Segundo as autoridades mexicanas, que citam a Organização Mundial de Saúde (OMS), a vacina existente para humanos é para uma cepa anterior ao vírus, com o qual não é tão eficaz. Mas como os casos confirmados de mortes atingiram adultos, é possível que as pessoas mais vulneráveis --crianças e idosos--tenham se beneficiado por serem alvo de vacinação mais regularmente que os adultos jovens.

A vacina contra a gripe comum tem eficácia contra a gripe suína?
Não se sabe. Pode haver uma prevenção, ainda que parcial, se considerado o fato de que os casos no México ocorreram principalmente com adultos jovens. Lá, crianças de até 3 anos e adultos com mais de 50 vacinam-se rotineiramente contra a gripe humana.

Existe algum remédio eficaz contra a doença?
Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC.

Por que a OMS está em estado de alerta?
Porque há casos humanos associados a um vírus de gripe animal, mas também pela extensão geográfica dos diferentes focos, assim como pela idade não habitual dos grupos afetados. A gripe suína representa o maior risco de uma pandemia em larga escala desde que a gripe aviária que ressurgiu em 2003.

Trata-se de um novo tipo de gripe suína?
Assim como no ser humano, os vírus da gripe sofrem mutação contínua no porco, um animal que possui, nas vias respiratórias, receptores sensíveis aos vírus da influenza suína, humana e aviária. Os porcos tornam-se incubadoras que favorecem o aparecimento de novos vírus gripais, através de combinações genéticas, em caso de contaminações simultâneas. Esses tipos de vírus híbridos podem provocar o aparecimento de um novo vírus da gripe, tão virulento como o da gripe aviária e tão transmissível como a gripe humana.

Os turistas com viagens marcadas para o México deveriam ficar preocupados?
A OMS diz que não é preciso alterar planos de viagens e o México disse que não vê necessidade de fechar as fronteiras. Mas governos de países como Itália, Polônia e Venezuela aconselharam os seus cidadãos a adiarem viagens às áreas em que foram registrados casos de gripe suína no México e nos EUA. Segundo a OMC, o fechamento de fronteiras e as restrições às viagens seriam inúteis, porque o vírus já se espalhou.

Corro risco de viajar aos países atingidos?
Por enquanto não há um alerta por parte das entidades sanitárias que justifique o cancelamento da viagem. Mas adiá-la, caso possível, pode ser uma atitude preventiva. os que vão a locais afetados podem usar máscaras, lavar as mãos com água e sabão constantemente e evitar aglomerações, entre outros procedimentos.

Como se previne estando nesses locais?
Com máscaras, lavando sempre as mãos e evitando locais com muita gente entre outros.

Qual o tempo de incubação?
Em média varia de 24 horas a 3 dias. A mídia mexicana cita até duas semanas.
Posso contrair o vírus de alguém que não apresente os sintomas?
Sim. O Influenza pode ser transmitido por alguém até 24 horas antes de essa pessoa apresentar os sintomas.

Quais os grupos mais suscetíveis?
Pessoas com alguma doença crônica ou deficiência imunológica sempre estão mais sujeitas.
Quanto tempo demora o resultado do exame que detecta a gripe suína?
Nos EUA, tem demorado em torno de três dias. A Fiocruz prevê o mesmo para o Brasil.

Leia mais sobre a gripe suína
Quase 70% dos mexicanos com suspeita de gripe suína estão saudáveis, diz presidente http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u556528.shtml
Conheça medidas adotadas ao redor do mundo contra a gripe suína http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u556483.shtml
EUA atestam 19 casos de gripe suína; suspeitas atingem cinco países http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u556468.shtml

Passageiros que chegam do México, Estados Unidos, Canadá e Espanha.precisam usar uma máscara e evitar ficar em ambientes com muitas pessoas.
Além disso ficar em alerta caso apresente os sintomas da gripe suína, que são: Febre alta, dores no corpo e nas articulações.
É preciso ir ao hospital fazer o exame que detecte qual tipo de vírus é e se for da gripe suína terá que fazer o tratamento e ficar isolado, até que a possibilidade de infectar outras pessoas tenha passado.