Esse Blogger foi feito para mostrar as atividades realizadas pela Equipe de Saúde da Família UBSF 17, que é responsável pela comunidade dos Bairros Fonte dos Matos e Centro. A UBSF está situada a Rua José Angelo Ferreira e é composta por: Dra. Carla Delany(Enfermeira), Dr. Erick(Médico), Eunice e Carla Danielle(Auxiliares de Enfermagem),Dra. Regina(Odontóloga), Noélia(Auxiliar Odontológica),Clara(Aux. de serviços gerais), e pelos Agentes Comunitários de Saúde: Edival, Amélia,Jacinta,Luciene, Fátima, Lucivalda e Elizabete. A Equipe atende no total de 912 familias cadastradas, realizando visitas domiciliares, consultas ambulatoriais, palestras educativas,acompanhamento de Hipertensos, diabéticos, gestantes e crianças,vacinação, atividades educativas e recreativas para a população como: dia do idoso, dia mundial da hipertensão arterial, dia do diabético, dia nacional da saúde, dia da criança... dentre outras.



TODA SEMANA DICAS DE SAÚDE PARA VOCÊ!


sábado, 25 de abril de 2009


CAMPANHA DE VACINAÇÃO DO IDOSO

Idosos já podem tomar a vacina da gripe. Começou hoje, sábado(25/04), em todo o País a Campanha de Vacinação do Idoso.

O Ministério da Saúde pretende imunizar 80% da população com 60 anos ou mais.

Em Piripiri, os vários postos que estavam espalhados pela cidade,entre eles escolas, rodoviária, capelas, etc, começaram a funcionar a partir das 8h e enceramram as 17h. A expectativa é de que sejam vacinadas 6.470 pessoas com mais de 60 anos no Município.

A UBSF 17 estava presente vacinando os idosos da área:



BALANÇO - O slogan da campanha nacional deste ano é “Deixe a gripe na saudade”. Com essa ação, o Ministério da Saúde pretende imunizar 80% da população com 60 anos ou mais e reduzir as mortes e as internações causadas pela gripe. A campanha vai até o dia 8 de maio. A vacina estará disponível em aproximadamente 65 mil postos de vacinação de todo o País. O investimento este ano foi de cerca de R$ 162 milhões para a compra de 21 milhões de doses de vacina e montagem da infra-estrutura.

Segundo a Coordenadora de Imunização, Ângela Chistoffel, Piripiri recebeu 7.012 doses da vacina Influenza, para vacinar a população com 60 anos ou mais.
Aqui nesta foto: Enfa. Cleide Aires(UBSF18), Enfa. Carla Delany(UBSF17), Enfa. Ângela Christoffel(Coordenadora de Imunização) e Enfa. Desterro Pontes(Coordenadora da Vigilância em Saúde)

terça-feira, 21 de abril de 2009


''DEIXE A GRIPE NA SAUDADE''

Com o slogan Deixe a gripe na saudade, o Ministério da Saúde começa, no dia 25 de abril, a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso, que neste ano tem o objetivo de vacinar quase 20 milhões de cidadãos a partir de 60 anos.
No passado, 80% dos idosos foram vacinados em todo o Brasil, evitando as complicações decorrentes da gripe, como pneumonia e bronquites, e diminuindo consideravelmente as internações causadas pela doença nos idosos. Entre elas, infecções respiratórias agudas, que exigem internação hospitalar.
Ainda há muitos idosos que resistem à vacina, com medo de que ao tomar a dose única, fiquem gripados. Os médicos esclarecem que a vacina contra a gripe é o vírus enfraquecido e só em casos extremos é contraindicada a imunização. Os Estados, Municípios e o Distrito Federal já estão preparados para a campanha. A meta é conseguir uma cobertura vacinal maior que a de 2008.

Em Piripiri a meta é vacinar 6.470 idosos. A vacina já está disponível em todos os postos de saúde do Município e a campanha na zona rural ja teve inicio nessa segunda-feira. A Equipe da UBSF 17 pretende vacinar 419 idosos para atingir sua meta.

Para tomar a dose única contra o vírus da gripe, o influenza, basta que, a partir do dia 25 de abril o idoso se encaminhe ao posto de saúde mais próximo de sua residência, das 8h às 17h. A vacinação protege contra os incômodos causados pela doença, como febre, indisposição, dor no corpo, falta de apetite e prostração, além de possíveis complicações.
O Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde informa que não haverá falta da vacina e lembra que entre 25 de abril e 08 de maio, todos os brasileiros que tenham 60 anos ou mais devem se vacinar.

Conheça a gripe

A gripe é uma infecção provocada por um vírus conhecido como Influenza.

Quando é bem tratada, não oferece grandes complicações. Geralmente, a cura acontece em uma ou duas semanas e o sintoma mais comum é febre por volta de 39º. Mal-estar, dor de cabeça, irritação na garganta, tosse, congestionamento nasal e dores pelo corpo também podem ser indícios de gripe. Em média, eles aparecem depois de 2 ou 3 dias da infecção pelo vírus.

O principal meio de transmissão da doença é o ar. Quando uma pessoa gripada fala, tosse ou espirra, lança no ambiente uma grande carga viral. Isso representa sério risco de contaminação para outros indivíduos que estão por perto.

É gripe ou resfriado?

Às vezes, a gripe é confundida com o resfriado. Os sintomas são parecidos, mas não devem ser confundidos. Uma pessoa resfriada, por exemplo, apresenta congestionamento nasal, coriza e dores musculares, porém a febre, que pode nem aparecer, é mais baixa que na gripe. Além disso, o quadro clínico do resfriado é brando e dura de 2 a 4 dias.

Outra doença que se parece com a gripe é a rinite alérgica. Os sintomas são corrimento nasal, espirros e congestão. A febre só aparece se a rinite estiver ligada a uma infecção.

Na dúvida, o médico tem de ser consultado. Só os exames podem dar um diagnóstico preciso.

Por que o idoso dever ser vacinado anualmente?

O idoso deve ser vacinado a cada ano por dois motivos. Em primeiro lugar, o sistema imunológico de pessoas maiores de 60 anos é mais vulnerável à ação da gripe que o de um adulto jovem. Desse modo, quando a vacina não é aplicada, a probabilidade de uma simples gripe gerar complicações como pneumonia, sinusite e bronquite é muito maior. Em segundo lugar, o idoso deve se vacinar porque o vírus da gripe se transforma constantemente. Uma gripe quase nunca é igual a outra. Por isso, as vacinas contra a gripe são desenvolvidas com base no tipo de vírus circulante mais comum de um período.

ATENÇÃO:
procure orientação médica se você tem alergia a ovo ou à proteína de galinha.
A VACINA DEVE SER TOMADA TODOS OS ANOS.
O vírus da gripe muda de ano para ano.

LEVE UMA VIDA COM MAIS SAÚDE E MUITO MAIS FELIZ.
Faça atividades físicas regularmente: caminhe, faça esportes, movimente-se.

Evite fumar e ingerir bebidas alcoólicas.

Mantenha uma alimentação saudável: coma mais frutas, legumes e verduras.

Nunca faça automedicação: só tome remédio com orientação médica.

Verifique regularmente a pressão arterial.

Mantenha sua mente ativa: leia, ouça músicas, converse com os seus amigos, faça trabalhos voluntários.


terça-feira, 7 de abril de 2009


07 de Abril - DIA MUNDIAL DA SAÚDE
"Salvar vidas - Hospitais seguros em situações de emergência” é o tema das comemorações do Dia Mundial da Saúde 2009.

O Dia Mundial da Saúde, comemorado no dia 7 de Abril desde 1950, celebra a criação da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1948.
Em cada ano, a OMS aproveita a ocasião para fomentar a consciência sobre alguns temas chave relacionados com a saúde mundial. Neste sentido, organiza eventos a nível internacional, regional e local para promover o tema escolhido em matéria de saúde.

Este ano, o tema em destaque - "Salvar vidas - Hospitais seguros em situações de emergência" - tem como objectivo realçar a necessidade de dimensionar e apetrechar os serviços de saúde, nomeadamente os hospitais, para as situações de emergência, assim como assegurar aos profissionais a preparação e a resiliência necessárias para intervir nessas situações.
Os profissionais, os edifícios e os serviços de saúde também podem tornar-se vítimas em situações de emergência, acidentes ou outras catástrofes, naturais, biológicas, tecnológicas, sociais ou conflitos armados. As populações podem ver-se, assim, privadas de serviços de saúde cruciais para salvar vidas.
24 DE MARÇO - DIA MUNDIAL DA TUBERCULOSE O Dia Mundial da TB foi lançado, em 1982, pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela União Internacional Contra TB e Doenças Pulmonares (International Union Agaist TB and Lung Disease - IUATLD).
A data foi uma homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrida em 24 de março de 1882, por Dr. Robert Koch. Este foi um grande passo na luta pelo controle e eliminação da doença que, na época, vitimou grande parcela da população mundial e hoje persiste com 1/3 da população mundial infectada: 8 milhões de doentes e 3 milhões de mortes anuais.
O Dia Mundial de Combate à Tuberculose não é uma data para comemoração. É sim uma ocasião de mobilização mundial, nacional, estadual e local buscando envolver todos as esferas de governo e setores da sociedade na luta conta esta enfermidade. É o marco fundamental de uma campanha que dura até o fim do ano corrente, fator fundamental para a intensificação das ações de controle da doença.
No Brasil, são 50 milhões de infectados e uma média anual de aproximadamente 100 mil casos novos e 6 mil óbitos pela enfermidade. Cada paciente pulmonar bacilífero (BK+), se não tratado, pode infectar em média 10 a 15 pessoas por ano.
A tuberculose infecta pessoas em todos os países do mundo, tanto ricos como pobres. Contudo, a pobreza, desnutrição, más condições sanitárias e alta densidade populacional são fatores que contribuem para a disseminação da doença.
Nos últimos anos, o Brasil e o mundo vêm ampliando esforços para o controle da tuberculose, que continua sendo um grande problema de saúde pública, essencialmente em função do aparecimento da Aids, do aumento do processo migratório e da pobreza. Os índices da doença, que diminuíam gradativamente na década de 80, voltaram a crescer nos anos 90, associados ao também risco de aparecimento de bacilos resistentes.


A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria chamada “bacilo de Koch”.A transmissão ocorre através do ar. Enfermos não tratados costumam eliminar grande quantidade de bactérias no ar ambiente tossindo, falando ou espirrando. Estes micróbios podem ser inspirados por pessoas saudáveis, levando ao adoecimento.
Os principais sintomas são tosse (por mais de 15 dias), febre (mais comumente ao entardecer), suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento e cansaço fácil. Além do pulmão, a doença pode ocorrer em outros órgãos como as meninges (meningite), ossos, rins e etc.
A doença é curável através de tratamento com remédios fornecidos gratuitamente nos Postos de Saúde.
É muito importante que os pacientes com tuberculose não interrompam seu tratamento, para evitar o surgimento de micróbios resistentes aos remédios e o adoecimento de novas pessoas.
Fonte: Ministerio da Saúde