quarta-feira, 21 de maio de 2008
sexta-feira, 16 de maio de 2008
Acontecerá nos dias 19 e 20 de Maio, Capacitação em Saúde da Mulher para Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, na U.E. Raul Formiga. Veja abaixo a programação deste evento:
Dia 19/05/08
Manhã:
08:00h
Abertura do Evento(participação do Músico Douglas Araújo)
Alongamento e Dinâmica de Grupo - Educadora Física Katiúscia
09:00h - Sistema Reprodutor: Masculino e Feminino - Enf. Evaldo Sales Leal
10:00h - Intervalo
10:15h - DST/AIDS - Enfª. Rossandra Marreiros
11:00h - Trabalho de Grupo
Tarde:
14:00h - Controle de Câncer Uterino - Enfª. Maria Daura Meneses Cavalcante
15:15h - Coleta Citológica - Enfª. Rossandra Marreiros
16:00h - Intervalo
16:15h - Câncer de Mama - Enf. Michell Lucilane dos Santos Holanda
Dia 20/05/08
Manhã:
08:00h - Biossegurança - Enfª. Carliane Maria de Araújo Sousa
10h - Intervalo
10:15h - Planejamento Familiar - Enfª. Carliane Maria de Araújo Sousa
11:00h - Trabalho de Grupo
Tarde:
14h - Prática de Coleta Citológica (simulação) - Enfª. Maria Daura M. Cavalcante
Enfª. Rossandra Marreiros
Enfª. Carliane Mª de A. Sousa
Aux. Enfermagem - Mª dos Remédios Carvalho
17h - Encerrramento
segunda-feira, 12 de maio de 2008
O que é ser Enfermeiro?
Já no Brasil, além do Dia do Enfermeiro, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem, data instituída em meados dos anos 40, em homenagem a dois grandes personagens da Enfermagem no mundo: Florence Nigthingale e Ana Néri, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares.
A profissão tem sua origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes.
Durante séculos, a Enfermagem vem formando profissionais em todo o mundo, comprometidos com a saúde e o bem-estar do ser humano.
Origem da Profissão
Desde os tempos do Velho Testamento, a profissão de enfermeiro já era reconhecida por aqueles que cuidavam e protegiam pessoas doentes, em especial idosos e deficientes, pois nessa época, tais atitudes garantiam ao homem a manutenção da sua sobrevivência.
Nessa época e durante muitos séculos, a enfermagem estava associada ao trabalho feminino, caracterizado pela prática de cuidar de grupos nômades primitivos.
Com o passar dos tempos, as práticas de saúde evoluíram e, entre os séculos V e VIII, a Enfermagem surge como uma prática leiga, desenvolvida por religiosos como se fosse mais um sacerdócio. Sendo assim, tornou-se uma prática indigna e sem atrativos para as mulheres da época, pois consideravam o trabalho como um serviço doméstico, o que atestava queda dos padrões morais que sustentavam, até então, o trabalho da enfermagem.
Mesmo com essa crise da profissão, a evolução do trabalho associado ao reconhecimento da prática, em meados do século XVI, a Enfermagem já começa a ser vista como uma atividade profissional institucionalizada e, no século XIX, vista como Enfermagem moderna na Inglaterra.
A partir daí, foram catalogadas definições e padrões para a profissão e a ANA (American Nurses Association) define a Enfermagem como "uma ciência e uma arte, levando em consideração que o objetivo principal do trabalho é o de cuidar dos problemas reais de saúde, por meio de ações interdependentes com suporte técnico –científico, bem como reconhecer o papel significativo do enfermeiro de educar para saúde, ter habilidades em prever doenças e o cuidado individual e único do paciente".
De onde vem o nome Enfermeiro?
A palavra Enfermeira/o se compõe de duas palavras do latim: “nutrix”, que significa Mãe, e do verbo “nutrire”, que tem como significados criar e nutrir. Essas duas palavras, adaptadas ao inglês do século XIX, acabaram se transformando na palavra NURSE que, traduzida para o português, significa Enfermeira.
A vocês, queridos enfermeiros e enfermeiras, autênticos “anjos dos corredores”, dedico um cumprimento especial, pelo dia de hoje,esperando que vocês encontrem sua felicidade e realização pessoal.Parabéns a vocês, que se dedicam a tão nobre missão.Precisamos dar mais valor e ter um melhor reconhecimento para esses valorosos profissionais, que sempre terão um espírito muito amador, e a eles e elas, e a todos nós, desejo UM LINDO DIA.
HINO DA ENFERMAGEM
terça-feira, 6 de maio de 2008
A transmissão da gripe entre humanos se dá por meio de gotas de saliva e outras secreções das vias aéreas. Embora seja mais comum a transmissão de pessoa a pessoa, também é possível adoecer a partir do contato com objetos contaminados, como, por exemplo, talheres, lenços e teclados de computador, já que os vírus da gripe se mantém viáveis – com plena capacidade para entrar em um organismo e aí se reproduzir – no ambiente por cerca de uma hora.
sexta-feira, 2 de maio de 2008
A Secretaria de Saúde realizou no sábado dia 26/04/08 a campanha de vacinação do idoso. Idosos a partir de 60 anos de idade, compareceram aos postos de saúde para se vacinar contra a gripe.
A Equipe ESF presente na campanha do idoso:
Aqui a ACS Elizabete e Auxiliar de Enfermagem Auzair - ESF 17
ACS Jacinta(ESF 17), ALan jordana(ESF 18) e a auxiliar de enfermagem Ana Célia