Esse Blogger foi feito para mostrar as atividades realizadas pela Equipe de Saúde da Família UBSF 17, que é responsável pela comunidade dos Bairros Fonte dos Matos e Centro. A UBSF está situada a Rua José Angelo Ferreira e é composta por: Dra. Carla Delany(Enfermeira), Dr. Erick(Médico), Eunice e Carla Danielle(Auxiliares de Enfermagem),Dra. Regina(Odontóloga), Noélia(Auxiliar Odontológica),Clara(Aux. de serviços gerais), e pelos Agentes Comunitários de Saúde: Edival, Amélia,Jacinta,Luciene, Fátima, Lucivalda e Elizabete. A Equipe atende no total de 912 familias cadastradas, realizando visitas domiciliares, consultas ambulatoriais, palestras educativas,acompanhamento de Hipertensos, diabéticos, gestantes e crianças,vacinação, atividades educativas e recreativas para a população como: dia do idoso, dia mundial da hipertensão arterial, dia do diabético, dia nacional da saúde, dia da criança... dentre outras.



TODA SEMANA DICAS DE SAÚDE PARA VOCÊ!


domingo, 28 de setembro de 2008

CASI COMEMORA "DIA NACIONAL DO IDOSO"
O CASI, que é o novo CENTRO DE ATENÇÃO À SAÚDE DO IDOSO de Piripiri, comemorou sábado dia 27/09 o "DIA NACIONAL DO IDOSO". Aconteceu na sede do CRAS no Bairro Germano. o Evento deu início contando um pouco do que é o CASI e mostrando a Equipe de profissionais que atenderam nesse centro. Em seguida houve concurso de dança entre os idosos, concurso do idoso mais belo. Durante todo o dia os idosos puderam desfrutar de um delicioso café da manhã, com direito a frutas, sucos e bolo, serviço de manicure e pedicure, avaliação de peso, verificação de P.A. e muito forró ao som do Joel e banda. Foi um dia maravilhoso! A Equipe do CASI está de parabéns pelo belissímo evento. O CASI que é o CENTRO DE ATENÇÃO À SAÚDE DO IDOSO, surge para promover oprtunidades de saúde ao idoso, participação e segurança, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dessas pessoas. Conta com uma Equipe de multiprofissionais capacitados: Geriatra(Alessandra Meneses), Enfermeira(Sara Danielle), Fisioterapeutas(Daiany Monteiro e Francisco Freitas), Terapeuta Ocupacional(Nágila Azevedo), Nutricionista(Sanzio Meneses),Psicólogo(Daniel Medeiros),Farmacêutico(Rafael Castro) e Educadora Física(Silva Maria).
Confira as fotos do evento:












EQUIPE DO CASI

IDOSOS DO CASI


Participação de profissionais da SMS


Avaliação de peso e medidas antropométricas


Educadores Físicos: Katiuscia e Jairo Costa


Concurso de dança entre os idosos


Secretário Municipal de Saúde: Dr. Jorge Barreto


Enfa. Sara(CASI), Enfa. Carla (UBSF 17) e Fisioterapeuta Daiany(CASI)

Participação da Equipe UBSF 17




Secretário de Saúde junto com a Equipe do CASI

terça-feira, 9 de setembro de 2008

UBSF 17 NA CAMPANHA DA RUBÉOLA. VACINANDO NO CENTRO COMERCIAL DE PIRIPIRI

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

SABADO É DIA DE VACINAÇÃO


Sábado dia 09 de Agosto é dia de vacinação. Leve as crianças com menos de 5 anos para tomar novamente as gotinhas contra a paralisia infantil. E se você tem entre 20 e 39 anos, vacine-se contra a rubéola. Das 8h da manhã às 5h da tarde, procure um posto de vacinação mais próximo e não esqueça de levar o cartão de vacinação e o documento de identidade.




É O BRASIL LIVRE DA PARALISIA INFANTIL
E AGORA LIVRE DA RUBÉOLA


terça-feira, 5 de agosto de 2008

VACINAÇÃO VIROU PROGRAMA FAMÍLIA
Entre 9 de agosto e 12 de setembro, o Ministério da Saúde realiza a campanha Brasil Livre da Rubéola, que será dividida em duas fases. A primeira terá apenas um dia de duração, o do lançamento da campanha, 9 de agosto. Nesse dia, o tema será Vacinação Virou Programa Família, pois, além do início da imunização contra a rubéola – para homens e mulheres de 20 a 39 anos –, também haverá vacinação contra a paralisia infantil para todas as crianças com menos de 5 anos.A segunda fase da campanha, focada exclusivamente no combate à rubéola, será veiculada a partir de 10 de agosto. O tema será Brasil Livre da Rubéola, e o objetivo é vacinar cerca de 70 milhões de pessoas, até 12 de setembro. O foco é a população de sexo masculino, já que, em anos anteriores, mulheres e crianças foram o alvo.
Em Piripiri a vacinação já teve início desde segunda-feira com as Equipes da zona rural e nas UBSF. No sábado , dia 09, a vacinação terá continuidade com os postos volantes espalhados pela cidade.E durante o mês de agosto até 12 de setembro, serão vacinados homens e mulheres de 20 a 39 anos de idade, contra a rubéola.

sexta-feira, 25 de julho de 2008

HEMOPI realiza campanha de doação de medula óssea
O HEMOPI - Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí, está realizando em Piripiri, nos dias 28 e 29/07 a Campanha de doação de medula óssea. A campanha tem por objetivo cadastrar possíveis doadores, para transplantes. Esse transplante é a única esperança de vida para quem tem doenças como leucemia e aplasia medular.
A campanha será realizada na Praça da Bandeira no dia 28/07 a tarde e dia 29/07 manhã e tarde. E os requisitos, são ter boa saúde e ter entre 18 e 55 anos, cadastrar se e doar 10ml de sangue e realizar o exame de compatibilidade.

Desmistificar mitos e esclarecer dúvidas sobre a doação de medula óssea.
Com esse propósito o HEMOPI, está divulgando a campanha "Você é a chance de vida para alguém".A iniciativa tem contado com o apoio, especialmente dos jovens.
O transplante de medula é a única esperança de cura para quem tem doenças como leucemia ou aplasia medular.

Segundo a Secretaria de Saúde as chances de encontrar um doador compatível mesmo na família é de 1 em 100 mil casos.

Os interessados devem ter entre 18 e 55 anos. Em todo Piauí estão sendo organizados mutirões para cadastramento de doadores. O cadastro é feito com um simples exame de sangue, onde é coletado 10 ml de sangue, para coletar dados genéticos e armazenar em um banco de dados mundial.

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Hoje foi realizado o 3º Arraial do CAPS(Centro de Atenção Psicossocial) de Piripiri. O CAPS que foi fundando há 3 anos, todos os anos realiza sua festa junina, assim como várias outras comemorações, junto com uma Equipe de profissionais competentes e bem preparados sob a coordenação da Enfermeira Dra. Lucimeire Pacífico. Foi uma festa animada com apresentação de danças e quadrilhas com os pacientes do CAPS e participação do grupo da 3ª idade do CCI. O CAPS e toda a sua equipe estão de parabéns pelo belíssimo trabalho que desenvolvem na cidade de Piripiri.

Confira as fotos do evento:

Apresentação de danças e quadrilhas




Participação do Grupo da 3ª idade do CCI



Presença da Equipe do PSF 17 (ACS) e Funcionária da SMS Linda


Dra. Lucimeire Pacífico(coordenadora do CAPS)

Equipe de Profissionais do CAPS: Dra. Gihane(psicóloga),
Dr. Sazio(nutricionista) e Dra. Letice(Terapeuta Ocupacional).

domingo, 15 de junho de 2008

Campanha de Vacinação Infantil
Ontem, 14 de junho, realizou-se a 1ª etapa da multivacinação infantil. Crianças de 0 a 5 anos compareceram aos postos de vacinação, para tomarem 2 gotinhas da vacina contra a poliomielite. A Campanha foi um sucesso!


Crianças se vacinando na FMS

O pequeno Abraão também foi tomar a sua gotinha

sexta-feira, 13 de junho de 2008

Dia D de Vacinação Contra a Paralisia Infantil acontece neste sábado, dia 14


Amanhã, 14 de junho, é o Dia D de Vacinação Contra Paralisia Infantil (ou Poliomielite). Há uma grande mobilização para imunizar as crianças menores de 5 anos neste dia para que a doença continue erradicada no país. Em Piripiri os postos de vacinação serão instalados em pontos estratégicos da cidade para facilitar o acesso dos pais, incluindo todos os postos de saúde da zona urbana, algumas Escolas, Associações de Bairros, entre outros.
A Campanha Nacional Contra Poliomielite começou desde odia 09 de junho com as Equipes da zona rural. Todas as crianças de 0 a 5 anos devem tomar as duas gotinhas que imunizam contra a pólio.
Esta é a primeira etapa da Campanha e em agosto todas as crianças devem retornar aos postos de saúde para receber a segunda dose da vacina. O tema da Campanha contra Pólio é “Tem que vacinar, não pode bobear”. A meta do Ministério da Saúde é imunizar este ano 95% das crianças de 0 a 5 anos em todo o país.

A vacina contra a Paralisia Infantil geralmente não provoca reações. As crianças que já tomaram a vacina nos anos anteriores, mas ainda não completaram 5 anos devem ser vacinadas novamente.

Os postos de saúde do PSF 17 que faz parte do Centro e Fonte dos Matos, serão:
  • U.E. Auri Castelo Branco
  • Capela N.S. Aparecida
  • Ridoviária Luís Meneses
  • C.S.Dr. Adauto Coelho Resende(FMS)
Leve as criança de 0 a 5 anos ao posto de vacinação mais próximo PARA TOMAR A VACINA CONTRA A PARALISIA INFANTIL. Das 8 da manhã às 5 da tarde. Não esqueça de levar a caderneta de vacinação. A vacina é um direito.

quarta-feira, 21 de maio de 2008

A Equipe do ESF 17 terminou essa semana a vacinação dos idosos acamados.A campanha de vacinação se estenderá até sexta-feira desta semana, dia 23/05. Equipe pronta para realizar vacinação dos idosos acamados, de casa em casa.

Técnico de Enfermagem Aldemir da ESF 17 vacinando idosa contra a gripe



sexta-feira, 16 de maio de 2008

Informativo

Acontecerá nos dias 19 e 20 de Maio, Capacitação em Saúde da Mulher para Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, na U.E. Raul Formiga. Veja abaixo a programação deste evento:

Dia 19/05/08
Manhã:
08:00h
Abertura do Evento(participação do Músico Douglas Araújo)
Alongamento e Dinâmica de Grupo - Educadora Física Katiúscia

09:00h - Sistema Reprodutor: Masculino e Feminino - Enf. Evaldo Sales Leal

10:00h - Intervalo

10:15h - DST/AIDS - Enfª. Rossandra Marreiros

11:00h - Trabalho de Grupo

Tarde:
14:00h - Controle de Câncer Uterino - Enfª. Maria Daura Meneses Cavalcante

15:15h - Coleta Citológica - Enfª. Rossandra Marreiros

16:00h - Intervalo

16:15h - Câncer de Mama - Enf. Michell Lucilane dos Santos Holanda

Dia 20/05/08
Manhã:
08:00h - Biossegurança - Enfª. Carliane Maria de Araújo Sousa

10h - Intervalo

10:15h - Planejamento Familiar - Enfª. Carliane Maria de Araújo Sousa

11:00h - Trabalho de Grupo

Tarde:
14h - Prática de Coleta Citológica (simulação) - Enfª. Maria Daura M. Cavalcante
Enfª. Rossandra Marreiros
Enfª. Carliane Mª de A. Sousa
Aux. Enfermagem - Mª dos Remédios Carvalho

17h - Encerrramento

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Dia do(a) Enfermeiro(a) - 12 de Maio
O que é ser Enfermeiro?






Dia 12 de maio comemora-se mundialmente o Dia do Enfermeiro, em referência a Florence Nightingale, um marco da enfermagem moderna no mundo e que nasceu em 12 de maio de 1820.
Já no Brasil, além do Dia do Enfermeiro, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem, data instituída em meados dos anos 40, em homenagem a dois grandes personagens da Enfermagem no mundo: Florence Nigthingale e Ana Néri, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares.
A profissão tem sua origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes.
Durante séculos, a Enfermagem vem formando profissionais em todo o mundo, comprometidos com a saúde e o bem-estar do ser humano.


Só no Brasil, são mais de 100 mil enfermeiros, além de técnicos e auxiliares de enfermagem, que somam cerca de 900 mil profissionais em todo país. Essas variações de cargos fazem com que mais profissionais se juntem ao setor e a novaspossibilidades de trabalho nesta área.

Origem da Profissão

Desde os tempos do Velho Testamento, a profissão de enfermeiro já era reconhecida por aqueles que cuidavam e protegiam pessoas doentes, em especial idosos e deficientes, pois nessa época, tais atitudes garantiam ao homem a manutenção da sua sobrevivência.
Nessa época e durante muitos séculos, a enfermagem estava associada ao trabalho feminino, caracterizado pela prática de cuidar de grupos nômades primitivos.
Com o passar dos tempos, as práticas de saúde evoluíram e, entre os séculos V e VIII, a Enfermagem surge como uma prática leiga, desenvolvida por religiosos como se fosse mais um sacerdócio. Sendo assim, tornou-se uma prática indigna e sem atrativos para as mulheres da época, pois consideravam o trabalho como um serviço doméstico, o que atestava queda dos padrões morais que sustentavam, até então, o trabalho da enfermagem.
Mesmo com essa crise da profissão, a evolução do trabalho associado ao reconhecimento da prática, em meados do século XVI, a Enfermagem já começa a ser vista como uma atividade profissional institucionalizada e, no século XIX, vista como Enfermagem moderna na Inglaterra.
A partir daí, foram catalogadas definições e padrões para a profissão e a ANA (American Nurses Association) define a Enfermagem como "uma ciência e uma arte, levando em consideração que o objetivo principal do trabalho é o de cuidar dos problemas reais de saúde, por meio de ações interdependentes com suporte técnico –científico, bem como reconhecer o papel significativo do enfermeiro de educar para saúde, ter habilidades em prever doenças e o cuidado individual e único do paciente".
De onde vem o nome Enfermeiro?

A palavra Enfermeira/o se compõe de duas palavras do latim: “nutrix”, que significa Mãe, e do verbo “nutrire”, que tem como significados criar e nutrir. Essas duas palavras, adaptadas ao inglês do século XIX, acabaram se transformando na palavra NURSE que, traduzida para o português, significa Enfermeira.



ENFERMAGEM - Uma nobre missão

Existem profissões que são exercidas por vocação. Aqueles que a ela se dedicam, tem que sentir em seu interior um chamado especial, pois exigirá uma dedicação total, um total espírito de renúncia, um eterno despojar de sua vontade pessoal.Sempre exigirá daquele que a exercer, uma disposição para o que para muitos poderá ser considerado enorme sacrifício, mas que para eles será apenas sua realização pessoal, pois estarão apenas cumprindo uma missão que receberam de Alguém lá de cima.Uma dessas profissões, e sem dúvida a mais sacrificante, é a ENFERMAGEM.
Não é à toa que enfermeiras e enfermeiros são conhecidos como “os anjos dos corredores”.E há que se notar que seu trabalho é quase anônimo. Poucos pacientes que tiveram suas vidas salvas por uma ação rápida e eficiente, irão se lembrar mais tarde do nome desse “anjo” que o salvou. Mas não é isso que conta, mas sim, a satisfação de seu dever cumprido.São responsáveis quase diretos pela vida daqueles que estão sob seus cuidados. De sua eficiência e competência, e mais ainda, de seu senso de dever, dependem muitas vidas.Basta um pequeno descuido, uma desatenção qualquer, e uma vida poderá ser perdida.Por essa razão, a enfermagem pode ser considerada como um sacerdócio, exigindo uma vocação natural para o sacrifício.Quando de plantão, esquecem-se de suas famílias e lares, vivendo apenas para o bem estar dos pacientes. Quando no recesso de seu lar, quantas vezes são chamados para socorrer algum vizinho, ou para ajudar em algum acidente. E sempre estão dispostos para largar tudo e acudir quem deles estiver necessitando.Por vezes auxiliam os médicos em seu diagnóstico, pois mercê de seu contato constante com os pacientes, chegam a conhecer melhor suas reações do que os médicos, mas tem que ter muita sensibilidade para “dar seus palpites”, para não ferir a suscetibilidade dos doutores, que sempre sabem escutar a opinião de sua equipe de confiança.O médico sabe que o critério na composição de sua equipe vai ser responsável por grande parcela de êxito profissional, principalmente os cirurgiões. Daí, pode se avaliar a grande responsabilidade que sempre irá recair sobre a equipe de enfermagem.
A vocês, queridos enfermeiros e enfermeiras, autênticos “anjos dos corredores”, dedico um cumprimento especial, pelo dia de hoje,esperando que vocês encontrem sua felicidade e realização pessoal.Parabéns a vocês, que se dedicam a tão nobre missão.Precisamos dar mais valor e ter um melhor reconhecimento para esses valorosos profissionais, que sempre terão um espírito muito amador, e a eles e elas, e a todos nós, desejo UM LINDO DIA.
Para os amigos Enfermeiros desejo a beleza e a verdade:
A beleza de trazer no coração as artérias de aço para
encarar essa selva de ferro e concreto e a verdade de trazer
nos braços o trabalho divino de todos os dias.

HINO DA ENFERMAGEM

terça-feira, 6 de maio de 2008

DICAS DA SEMANA

Gripes e Resfriados

Dores pelo corpo e de cabeça, garganta inflamada, tosse, febre, coriza... Será gripe? Ou será um resfriado? Embora apresentem sintomas extremamente parecidos, essas são duas doenças diferentes.
As gripes e resfriados são infecções causadas por vírus e afetam qualquer parte das vias aéreas superiores (nariz, garganta, laringe, faringe, seios paranasais) e, eventualmente, das vias aéreas inferiores (traquéia e brônquios).Dos inúmeros vírus que causam os resfriados, o mais comum é o rinovírus, do qual existem cerca de cem subtipos diferentes. Já a gripe é causada pelo Influenza e apresenta sintomas bem parecidos com os dos resfriados, mas com maior gravidade.

Portanto, apesar dos sintomas bem semelhantes e de serem ambas doenças causadas por vírus, gripe e resfriado não são a mesma coisa.

Embora as duas doenças possam levar a complicações como, por exemplo, inflamações no ouvido, bronquites e pneumonia, a gripe gera maior preocupação entre pesquisadores e profissionais de saúde devido ao alto poder de transmissão e mutação de seus agentes infecciosos. Isto é, os vírus causadores da gripe conseguem assumir novas formas e se espalhar rapidamente entre as pessoas resultando em epidemias da doença.
A transmissão da gripe entre humanos se dá por meio de gotas de saliva e outras secreções das vias aéreas. Embora seja mais comum a transmissão de pessoa a pessoa, também é possível adoecer a partir do contato com objetos contaminados, como, por exemplo, talheres, lenços e teclados de computador, já que os vírus da gripe se mantém viáveis – com plena capacidade para entrar em um organismo e aí se reproduzir – no ambiente por cerca de uma hora.
As fases das gripes e resfriados
Inicialmente, o vírus invade a mucosa do nariz, provocando inflamação, irritação, coceira e espirros. Esta invasão desencadeia uma série de reações do organismo que deixam a mucosa inchada, provocando obstrução nasal e secreção aquosa (coriza). Nesta fase, que dura de um a dois dias, podem ocorrer tosse seca, febre, mal-estar, indisposição, dor de cabeça e dores no corpo. Estes sintomas são menos acentuados nos resfriados comuns, mas muito mais intensos nos quadros de gripe.Depois destes dois dias, os nossos mecanismos de defesa começam a ficar mais ativos e eficientes para o combate ao agente causador da doença. Os anticorpos destroem os vírus e começa a haver a eliminação de restos celulares, fazendo com que a coriza fique mais espessa e esverdeada. Mais tarde, ela se torna amarelada e a tosse fica mais "cheia" (produtiva), mas já começamos a nos sentir melhor. Esta fase pode durar de dois a oito dias. Ao final deste período, a mucosa volta ao normal.
Quando procurar um médico?
Como nós temos vários resfriados durante a vida, aprendemos a reconhecer seus sintomas e habitualmente conseguimos controlá-los. No entanto, existem algumas situações em que, apesar de os sintomas serem parecidos com os dos resfriados, devemos procurar um médico para nos certificarmos de que a doença não é grave e não exige maiores cuidados. Procure um médico sempre que houver:dor de cabeça de forte intensidade ou com características diferentes das dores de cabeça que você costuma ter; febre acima de 39,5ºC ou que persista por mais de três dias; dor torácica, especialmente durante a inspiração ou tosse; expectoração com sangue; manchas no corpo acompanhando os outros sintomas;dores na nuca; dificuldade para respirar; contato com pessoas com outras doenças infecciosas transmissíveis.
Um Pouco Mais Sobre Gripes e Resfriados

O que provoca essas doenças?
Não se sabe exatamente o que predispõe uma pessoa a contrair os resfriados, mas geralmente não existe uma relação entre "pegar friagem", tomar líquidos gelados, andar descalço ou dormir com cabelo molhado e os resfriados. Também não existe uma ligação entre o estado nutricional e a predisposição aos resfriados, que atingem crianças bem alimentadas tanto quanto crianças desnutridas.Parece, sim, haver uma relação entre o estado imunológico e a predisposição aos resfriados – ficamos muito mais vulneráveis a eles em momentos de estresse e depressão. Outro fator que certamente tem sua influência é a presença de alergias respiratórias – rinite, asma, bronquite, sinusite. Neste caso, a friagem e os líquidos gelados podem contribuir para que a pessoa contraia mais resfriados e gripes do que seria normal.

Como se prevenir?
É muito difícil "escaparmos" do contato com o vírus. Pegar ou não o resfriado vai depender do contato anterior com aquele vírus, do nosso estado imunológico e da presença de alergias respiratórias.No entanto, algumas medidas podem ser tomadas para ajudar na prevenção: manter a casa sempre bem arejada; evitar permanecer em locais fechados com grande número de pessoas; lavar sempre as mãos; evitar permanecer muito tempo em locais com ar condicionado; ingerir líquidos em grande quantidade (de preferência água e sucos); alimentar-se bem; exercitar-se regularmente; evitar o estresse; não fumar ou ficar em locais com pessoas fumando; evitar locais muito poluídos. Com isto, evitaremos boa parte dos resfriados, embora não possamos ficar imunes a eles.

E as vacinas contra gripes e resfriados?
Existem vacinas contra a gripe, mas não contra os resfriados. Elas podem ser administradas a partir dos 6 meses de idade, mas geralmente as crianças só as recebem em casos especiais: quando possuem alergias respiratórias, doenças do coração ou pulmão, ou quando estão internadas em instituições.No caso dos adultos, há empresas que oferecem esta vacina a seus funcionários, o que apresenta bons resultados. É muito importante que os idosos sejam vacinados anualmente, devido aos riscos trazidos por complicações das gripes, principalmente pneumonias.É importante lembrar que esta vacina é feita com os vírus mais freqüentes em um determinado ano. Por isso, no ano seguinte, esta mesma vacina não terá tanta eficiência e há necessidade de se receber uma nova dose.

Qual é o tratamento para as gripes e resfriados?

Como são doenças virais, não existe tratamento específico contra a gripe e o resfriado. Os antibióticos não têm nenhuma ação contra estes vírus e é inútil e prejudicial usá-los para isto.O tratamento é apenas sintomático, ou seja, procura aliviar os sintomas: abuse dos líquidos – quanto mais a pessoa ingerir, mas fluidas ficam as secreções, dificultando o surgimento de complicações; procure repousar para que seu sistema imunológico funcione mais e melhor; no caso de febre e dores no corpo, use analgésicos à base de Paracetamol (como, por exemplo, o Tylenol, pois, além de eficientes, são praticamente isentos de efeitos colaterais nas doses recomendadas, podendo ser usados mesmo por crianças pequenas, gestantes e durante a amamentação.

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Dia "D" de Vacinação do Idoso

A Secretaria de Saúde realizou no sábado dia 26/04/08 a campanha de vacinação do idoso. Idosos a partir de 60 anos de idade, compareceram aos postos de saúde para se vacinar contra a gripe.

A Equipe ESF presente na campanha do idoso:


Aqui a ACS Elizabete e Auxiliar de Enfermagem Auzair - ESF 17


ACS Jacinta(ESF 17), ALan jordana(ESF 18) e a auxiliar de enfermagem Ana Célia

sábado, 26 de abril de 2008


Equipes da Zona rural saindo para realizar vacinação do idoso:






Aqui a Coordenadora
da Campanha,Dra Âhgela Christoffel,
Raidon e Linda(funcionários da SMS)